Com o intuito de criar “espaços protegidos onde possam crescer sentimentos valiosos que necessitam de cuidados especiais”, as atividades que ocorreram no Colégio da CEBI no período natalício estiveram repletas de emoções. Das mais variadas, valiosas e particularmente delicadas. Das que se guardam “num mundo interior”. Dos 2 anos da Creche ao 4.º ano de escolaridade, as crianças foram induzidas a explorar, em palco ou em atividades de caráter lúdico, pensamentos e sentimentos que fizessem um “paralelismo entre o lugar onde vivemos, a nossa casa exterior, e o nosso interior”.

Num “Plic-Ploc” onde “choveram palavras”, as crianças de 2 anos assistiram, juntamente com as suas famílias, a uma performance artística dinamizada pelas Educadoras de Infância dessa faixa etária. O momento pretendeu fomentar o intercâmbio entre a Escola e a família, proporcionar diferentes possibilidades de exploração de sons, palavras e movimentos, e potenciar a comunicação. 

Já as crianças de 3 e 4 anos exploraram “Paisagens Emocionais”. O medo, o choro, o riso e a alegria, como emoções sempre presentes num crescimento equilibrado, estiveram em destaque nas atividades propostas, que decorreram entre o Bloco Verde e no Pavilhão da Fundação.

“Energias e Relações para Cuidar” deu nome à atividade protagonizada pelos alunos de 5 anos do Pré-escolar e pelos estudantes do 1.º ciclo. A temática, apresentada em primeira mão durante a cerimónia comemorativa do 51.º Aniversário da CEBI, pretendeu novamente revelar e consciencializar para preocupações relacionadas com a sustentabilidade do planeta e com o facto da “Terra ser a nossa casa exterior. Só temos uma. Devemos cuidar dela”.

Sem se esquecerem que fazem parte “de uma cadeia de Seres Humanos” especiais e únicos, os alunos protagonistas das performances recordaram a importância de ganhar asas, voar mesmo que só movidos pela imaginação, “inventar coisas e sonhar”. Encontraram num origami colorido a confiança para trazer à vida essa oportunidade.



CRE: A intergeracionalidade em destaque

Procurando “Criar Raízes” e envolver os participantes em mais um momento de partilha intergeracional, o Centro de Recursos da Ericeira (CRE) da Fundação CEBI assinalou a época natalícia com uma atividade que juntou “miúdos e graúdos”.

A partir da peça “À procura do Pinheiro”, a iniciativa procurou transmitir uma mensagem ecológica contra o abate selvagem de árvores na época de Natal, realçando os sentimentos de fraternidade que revestem esta Quadra Festiva.

Numa “harmonia sustentável com a Mãe Terra”, que nutre “sonhos e projetos cheios de energia para construir o presente e o futuro”, a atividade de Natal decorreu a 17 de dezembro e contou, ainda, com um coro intergeracional, onde se realçou o valor estruturante de gestos, ritmos e sonoridades.



DES: “A Cidade dos Valores”

Uma cidade repleta de valores e de sentimentos genuínos coube na Casa de Acolhimento Residencial da CEBI.

Não faltou amor e alegria à história interpretada pelas crianças acolhidas pela Fundação, onde elas próprias foram protagonistas.

Ao momento teatral, juntaram-se canções natalícias que antecederam a chegada do tão esperado Pai Natal.

A atividade, que se realizou a 18 de dezembro, contou ainda com uma participação muito especial: colaboradores do Ginásio Still Fit, com clubes em Alverca e no Forte da Casa, juntaram-se à iniciativa para proporcionarem um momento de dança a todos os presentes!

DAAI: música, poesia e teatro

Foi com música tradicional portuguesa, momentos de poesia e interpretações teatrais que o Departamento de Acolhimento e Apoio a Idosos (DAAI) da CEBI viveu a atividade natalícia, que decorreu a 20 de dezembro. O ambiente festivo contou com a presença de Idosos do Lar e do Centro de Dia da CEBI, aos quais se juntaram dezenas de familiares e amigos que quiseram juntar-se às comemorações.

O Grupo Coral do DAAI, o Grupo de Vozes de Poesia de Alhandra e o Grupo de Cavaquinhos da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Alverca (ARPIA) animaram o programa.



VOLTAR