No âmbito das ações de requalificação e aumento dos espaços verdes da Fundação CEBI, que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo do presente ano, as crianças e jovens do Colégio José Álvaro Vidal plantaram uma Horta Biológica, que entretanto aprenderam a cuidar. 

O espaço, que se quer como um eixo gerador de práticas pedagógicas dinâmicas e participativas, procura auxiliar a formação de todos os alunos que com ele têm contacto, ensinando e motivando para os conceitos básicos de sustentabilidade.

Do Pré-escolar ao 9.º ano, os participantes desta iniciativa foram inicialmente convidados a preparar o espaço físico destinado à Horta Biológica, realizaram depois vários trabalhos no terreno, chegando agora a altura de colher os produtos cultivados por meio de processos completamente livres de químicos. 

Espaço vai estar aberto a toda a Comunidade Escolar

Com o intuito de levar até à Comunidade Escolar a possibilidade de consumir produtos de origem biológica, sensibilizando para os benefícios de uma alimentação mais saudável, os alunos do 9.º ano vão, no dia 14 de maio, desenvolver um Mercado Biológico em vários espaços da Fundação. O espaço vai estar aberto das 13h00 às 14h30 e, mais tarde, das 16h00 às 18h00, e pode ser visitado por todos os que quiserem contribuir.

Mais contacto com a natureza, melhor consciência ambiental

Incentivar uma Educação ambiental ativa na Escola, por meio da difusão de técnicas e saberes ecológicos, é um dos principais objetivos da Horta Biológica que nasceu na CEBI. 

O espaço "interativo” permite que os alunos tenham um contacto mais direto com a natureza, o que vem estimular para uma aprendizagem mais prática e uma melhor consciência ambiental. 



VOLTAR