As origens e a dinâmica própria da Fundação CEBI, que remontam a 1968, são indissociáveis da visão de futuro e capacidade de liderança do seu principal impulsionador: José Álvaro Vidal, personalidade ímpar que teve a sua história de vida intimamente ligada à obra que sonhou. Uma personalidade que sempre caminhará com a Fundação e com a Cidade que o acolheu. 

Incluído nas comemorações dos 47 anos do 25 de abril em Vila Franca de Xira, a Câmara Municipal inaugurou um monumento de José Álvaro Vidal, no jardim de Alverca, também ele batizado com o seu nome (Jardim José Álvaro Vidal). 

Na restrita cerimónia, os alunos do Colégio da CEBI, entre os quais António Vidal, neto de José Álvaro Vidal, declamaram um poema de Sebastião da Gama, ficando as restantes intervenções a cargo de António Antunes, escultor responsável pelo monumento, Ana Maria Lima, Presidente do Conselho de Administração da CEBI,  Carlos Manuel Gonçalves, Presidente da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Alberto Mesquita, Presidente da Camara Municipal de Vila Fanca de Xira e Nuno Vidal, filho de José Álvaro Vidal.

A Fundação CEBI congratula-se por mais esta simbólica homenagem, que contribuirá para eternizar o importante legado que o seu principal impulsionador nos deixou. 

 


VOLTAR