Proporcionar um conjunto de experiencias culturalmente ricas aos alunos do Colégio José Álvaro Vidal é um desafio contante. Foi neste contexto que as três turmas do 9º ano receberam, em Alverca, 18 estudantes dinamarqueses da Escola Midtskolen, situada no município de Haslev.

Durante uma semana, num Intercâmbio Educativo e Cultural, os alunos tiveram oportunidade de trocar experiências, conhecer aspetos da cultura dinamarquesa e comunicar exclusivamente em Língua Inglesa durante as diversas atividades propostas.

A iniciativa, que decorreu durante o mês de abril, também envolveu ativamente as famílias na atividade: todos os alunos dinamarqueses ficaram hospedados nas casas dos estudantes da CEBI, naquilo que habitualmente se designa de “host families". A cumplicidade e o à vontade entre portugueses e dinamarqueses foi crescendo, visivelmente, de dia para dia, ao longo do decorrer da semana e as diferenças culturais desvaneceram-se completamente.

Mais de 90 alunos juntos nas atividades

A partilha de aulas teóricas e práticas, uma visita turística a Lisboa, uma experiência radical de Surf em Carcavelos e o contacto com Atividades de Enriquecimento Curricular foram algumas das atividades desenvolvidas pelos mais de 90 alunos, portugueses e dinamarqueses.

A semana culminou com um jantar no Museu do Oriente, que foi acompanhado por Ana Maria Lima, Presidente do Concelho de Administração da CEBI, e por António Castanho, Diretor do Colégio José Álvaro Vidal. Ambos, reconhecendo a importância Educativa do Intercâmbio transnacional, agradeceram a presença dos estudantes e Professores dinamarqueses e a “disponibilidade das ‘host families’ que facilmente aceitaram o desafio de receber os 18 alunos estrangeiros”.



VOLTAR