A Fundação AGEAS em parceria com a Impact Hub Lisbon e com o financiamento da Portugal Inovação Social, desenvolveram o curso Inspira-te, como resposta à problemática da exclusão social, através da reinserção no mercado de trabalho, recorrendo ao “empreendedorismo de impacto” como ferramenta de transformação social.

Este curso, que arrancou no início de novembro, pretende capacitar os participantes com ferramentas e metodologias que permitam a sua integração profissional, quer seja através de uma boa oportunidade de trabalho por conta de outrem, ou com a criação de um negócio próprio.

Uma utente do Departamento de Intervenção Social e Comunitária e uma outra do Centro de Acolhimento Temporário a Famílias Monoparentais da CEBI, na Ericeira, encontram-se a participar nesta formação que se divide em 3 fases. A primeira focada no desenvolvimento de competências pessoais como o autoconhecimento ou o espírito de equipa. A segunda centrada no objetivo de empregabilidade dos participantes, a terceira e última fase, dá ênfase ao desenvolvimento de capacidades técnicas e na preparação de uma apresentação (pitch).

Cada fase tem a duração de um mês e nela são selecionados os participantes que passam à fase seguinte. O curso iniciou com 30 participantes sendo que os 10 finalistas vão ter um período de 4 meses de incubação gratuita, no espaço da Impact Hub Lisbon, com mentorias individuais.

Sendo ou não finalistas desta formação, este programa vai ser impactante no que respeita ao progresso pessoal dos nossos utentes e mais um recurso disponível para a sua inclusão socioprofissional.

 



VOLTAR