Limitados pelo Ensino à Distância e pelo Distanciamento Social, medidas impostas em todo o país como forma de prevenção ao contágio pela Covid-19, os alunos do 6.º ano do Colégio Miramar, em Santo Isidoro, encontram-se a desenvolver a iniciativa “Amigos a um clique de dist@ncia”.

A atividade, articulada pelas disciplinas de Português e de Educação Moral e Religiosa, envolve também os Idosos do Centro de Recursos de Ericeira (CRE), numa troca de correspondência com os estudantes como forma de interligar as duas gerações, atendendo ao facto de serem aquelas que se encontram mais privadas de contacto social – “os Idosos com a família e os alunos com os amigos e, em alguns casos, com os próprios avós”.

Troca de correspondência coloca gerações em contacto

O projeto envolve cerca de 160 alunos do Colégio e várias Instituições locais de apoio à população sénior, encontrando-se neste momento numa fase de troca de cartas, onde os estudantes e os Idosos são convidados a darem-se a conhecer, a indicarem a sua origem, a sua constituição familiar e os seus principais interesses.

Para evitar a entrada e saída de objetos no CRE, e a sua consequente higienização, as cartas são enviadas num formato online e entregues/lidas aos Idosos pela mão da Assistente Social que acompanha a iniciativa.

No âmbito desta atividade, está ainda previsto um momento de videochamada onde alunos e Idosos possam contactar “olhos nos olhos”, da forma mais próxima possível, tendo em consideração todas as contingências do momento. Os “Amigos a um clique de dist@ncia” procuram, assim, devolver alguma normalidade aos utentes do CRE, promovendo mais uma experiência lúdica e intergeracional.



VOLTAR