As 29 alunas da Classe de Competição de Ginástica Acrobática começaram, este ano, a participar em provas federadas. O desafio, proposto inicialmente pelos Professores responsáveis pela dinamização da modalidade na CEBI – Cátia Messias e Paulo Eira –, foi assumido com grande responsabilidade e o compromisso refletiu-se, claramente, nos resultados alcançados – “procurámos abrir os horizontes competitivos que já não conseguíamos proporcionar às nossas alunas só com as competições do Desporto Escolar”, explicou a Professora.

No total, ao longo do Ano Letivo, o grupo participou em três competições federadas, promovidas regional e distritalmente pela Associação de Ginástica de Lisboa.

Nas provas, as ginastas da CEBI conseguiram subir três vezes ao pódio, “ao lado de grandes Clubes, onde os atletas treinam todos os dias”, e nunca ficaram abaixo do 15º lugar. Competiram divididas em pares e em trios e fizeram um balanço muito positivo deste primeiro ano, enquanto membros da Federação – “as exigências foram evidentemente superiores, principalmente a nível individual, e isso serviu como um motor de motivação para todo o grupo”.

Desporto Escolar e Saraus Gímnicos completam as épocas

Integrar mais ginastas na Classe de Competição da Fundação CEBI e aproveitar “as participações deste ano como uma referência e um exemplo a seguir” são os objetivos futuros. A acrescentar a isso, a Professora Cátia Messias apenas pretende “continuar o bom trabalho e reforçar a experiência positiva num desafio competitivo muito mais exigente”.

Para além das provas federadas, as atletas vão continuar a participar nas competições promovidas pelo Desporto Escolar onde, esta época, dois grupos da CEBI alcançaram o título de Vice-Campeãs Regionais.

Os momentos de exibição em Saraus não competitivos completam os anos das ginastas da CEBI. Na Fundação é anualmente organizado o CEBIgímnico, que já conta com quatro edições distintas. No dia 25 de maio decorreu o último – mais de 350 atletas, de 10 Clubes diferentes, concentraram-se no Pavilhão Gimnodesportivo do Colégio José Álvaro Vidal onde centenas de pessoas puderam conhecer parte do trabalho por eles desenvolvido.



VOLTAR