Mais de 180 atletas, acompanhados por 16 Professores e dois juízes da Federação Portuguesa de Ginástica, participaram no Campeonato de Desportos Gímnicos de Ginástica Acrobática, de níveis 1 e 2, que decorreu a 24 de fevereiro no Pavilhão Gimnodesportivo da Fundação CEBI.

A competição decorreu no âmbito do Desporto Escolar e contou com a presença de sete Escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Para além dos ginastas do Colégio José Álvaro Vidal, participaram na prova atletas da Escola Secundária Reynaldo dos Santos, da Escola Secundária de Gago Coutinho, da Escola Secundária da Ramada, do Agrupamento de Escolas de Santa Iria, do Agrupamento de Escolas de Vialonga e do Colégio Cesário Verde.

Os ginastas do Colégio José Álvaro Vidal realizaram os seus exercícios sem falhas e cumpriram os objetivos propostos pelos Professores Cátia Messias e Miguel Russo. No final, com Pavilhão ao rubro, vários ginastas da Fundação subiram ao pódio.

O Afonso Domingos e a Melissa Brugger, par misto de nível 1, alcançaram o 1.º lugar, enquanto os pares femininos Júlia Carvalho e Alicia Marques, Inês Moreira e Nayara Batista, Catarina Fernandes e Leonor Cabral e Marta Reis e Iris Freitas conquistaram, respetivamente, a 1.ª, a 2.ª e a 3.ª posição, tendo os dois últimos pares ficado em ex aequo. Para além disso, o grupo feminino de nível 1, composto pela Isabela Silva, a Lara Esteves e a Iris Freitas, conquistaram o 2.º lugar na prova, o par feminino de nível 2, formado pela Matilde Lourinho e Teresa Bica, alcançou a 2.ª posição, e o grupo, também de nível 2, composto pela Mafalda Lourenço, a Matilde Silva e a Laura Órfão, ficou em 2.º lugar.

Formação de Juízes prepara estudantes para provas do Desporto Escolar

No dia anterior à competição, 23 de fevereiro, 14 estudantes do 3.º ciclo e três alunas externas, que frequentam a Atividade de Enriquecimento Curricular de Ginástica Acrobática no Colégio da CEBI, tiveram oportunidade de participar numa Formação de Juízes de Ginástica Acrobática, também no âmbito do Desporto Escolar, lecionada pela Professora Cátia Messias. A iniciativa surgiu após a Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo ter sensibilizado as Escolas a realizarem esta formação, devido às pequenas alterações do Regulamento Especifico de Ginástica Acrobática. 

Todos os participantes na iniciativa estão agora preparados para ajuizar qualquer prova de Ginástica Acrobática, no âmbito do Desporto Escolar.



VOLTAR