Dois agentes da Divisão Policial de Vila Franca de Xira da PSP – Polícia de Segurança Pública – estiveram no Colégio José Álvaro Vidal a dinamizar uma Ação de Sensibilização sobre Bullying. Assistiram à sessão duas turmas da CEBI – uma do 6.º e outra do 8.º ano –, no âmbito da disciplina de “Cidadania e Desenvolvimento”. 

A Ação, desenvolvida através do Programa “Escola Segura”, pretendeu alertar os estudantes para a problemática em causa, incentivando-os a ser voz ativa na denúncia de pressões, comportamentos e atitudes incorretas. “Todos temos um papel” foi uma das principais mensagens passadas durante a sessão, onde os agentes da PSP explicaram que “a inferiorização de alguém, física ou psicologicamente, é um crime que pode ter consequências jurídicas, para além de sanções ou castigos meramente escolares”.  

“Manter relações saudáveis e de respeito mútuo”

A complexidade do Cyberbullying, fenómeno cada vez mais comum entre jovens e adolescentes, foi também analisada durante a Ação de Sensibilização. As proporções e tipologias deste abuso, impactada pela utilização das novas tecnologias na vida social de cada utilizador, foram abordadas pelos agentes da PSP, que consideraram os episódios de Cycberbullying de uma gravidade muito superior, uma vez que se propagam muito rapidamente, “chegando a um número muito elevado de pessoas, em pouco tempo”. 

Os alunos da CEBI foram aconselhados a “salvaguardar os seus direitos e a sua privacidade”, evitando o uso de Redes Sociais, principalmente sem autorização e supervisão de um adulto responsável. É fundamental que não se perca a “noção e fronteira da diferença entre brincar e gozar”, bem como, “estabelecer e manter relações de respeito mútuo” entre pares. Foram estas as principais mensagens deixadas, em jeito de conclusão, durante a Ação.



VOLTAR