Num conto dedicado “a todas as pessoas que trabalham diariamente para defender o nosso Planeta”, da autoria da escritora espanhola Olga Dios, procuram-se “soluções positivas” que valorizem e celebrem o ambiente. A protagonista da história é “A Rã dos Três Olhos” que, para além de dar nome ao livro, cresce “num lugar contaminado” e rapidamente descobre que “quer mudar as coisas”. A pergunta que se impõe é: “será que consegue fazê-lo sozinha”?

Rute Teixeira, profissional na Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa, veio até à CEBI explicar aos alunos do 1.º ao 3.º ano de escolaridade que “a busca coletiva é uma saída possível para resolver problemas aparentemente difíceis”. De pulo em pulo, conduzidos por uma rã que “salta muito alto para entender o que se passa”, os estudantes partiram à descoberta da importância “da preservação, da cooperação e da reciclagem”. A atividade decorreu durante o dia 03 de fevereiro.

Em todas as sessões dinamizadas na Biblioteca do Colégio José Álvaro Vidal, os participantes foram convidados a ser parte ativa na narrativa, até porque, Rute Teixeira “nunca entrega uma história pronta”. A “contadora de histórias”, que já tinha dinamizado outras atividades lúdico-pedagógicas na CEBI, procura envolver todos, e cada um, na exploração dos livros que apresenta, trabalhando desta forma a criatividade, a expressividade e o gosto pela leitura. 



VOLTAR