A dupla de “Palhaços Profissionais”, Fernando Terra e Beto Fonseca, da Associação Cultural MELECA (Música, Espetáculo, Literatura, Ensino, Cinema e Artesanato), esteve no Centro de Recursos da Ericeira (CRE) para espalhar sorrisos. A visita, que decorreu no dia 28 de setembro, ocorreu no âmbito do Projeto “Encontros Felizes”, dinamizado pela Instituição que alia o mundo das artes a programas de apoio social. 

Durante a visita ao CRE, a dupla esteve com as crianças da Creche e do Pré-escolar, onde a alegria e a boa disposição encantou “miúdos e graúdos”. De seguida, todas as atenções foram centradas para os Idosos: primeiro junto dos que se encontravam na Sala Comum e, mais tarde, junto dos utentes acamados. 

O contacto próximo, interativo, sempre com grande respeito pelo outro e improvisado de acordo com o feedback dos Idosos, permitiu uma visita cuidada e muito surpreendente – supervisionados atentamente pela Equipa Técnica do CRE, Fernando Terra e Beto Fonseca conseguiram com que rostos tantas vezes apáticos voltassem a sorrir, acompanhassem uma melodia tocada ou acenassem um adeus.  

“Envelhecer é um facto, ser feliz é um direito!”

“Encontros Felizes” é um Projeto da Associação Cultural MELECA, que leva, voluntariamente, a Lares e Instituições de acolhimento de Idosos, “Palhaços Profissionais” com formação e experiência na área da Geriatria. Os dinamizadores da iniciativa acreditam que a chegada à Terceira Idade “deve ser agradável, leve, saudável e, sobretudo, alegre”. Por isso, já fizeram “sorrir milhares de Idosos em Portugal” e o seu desejo “é de levar esta alegria a muitos mais”.

Fernando Terra já colaborou em grupos de “Doutores Palhaços” em Portugal e Itália e é atualmente o Coordenador Artístico da MELECA. Paralelamente, integra o grupo da Operação Nariz Vermelho em Portugal e é encenador, musico, compositor e produtor musical.



VOLTAR