“Salvar os Oceanos” e “Reverter o Aquecimento Global” são os dois eixos de discussão apresentados, este ano, pelo “Parlamento dos Jovens”, aos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Sobre estas premissas, e procurando responder às exigências de uma cidadania ativa, os participantes analisam e trabalham sobre propostas concretas que possam trazer melhorias às políticas nacionais já implementadas. 

Entre os alunos que procuram fazer a diferença, encontram-se, novamente, os estudantes do Colégio José Álvaro Vidal. Despertos para a necessidade de investigar a modificação significativa do clima e o impacto da atividade humana nessa alteração, os alunos trabalharam a temática e, na Sessão Escolar do Programa, discutiram propostas e estratégias concretas “que permitam encontrar soluções que, em primeira instância, possam ajudar a reduzir a pegada ecológica e o impacto que a atividade humana diária tem no ambiente”.

A Deputada à Assembleia da República pelo CDS-PP, Ilda Araújo Novo, conduziu a Sessão Escolar do “Parlamento dos Jovens” no Colégio José Álvaro Vidal. A iniciativa decorreu a 22 de janeiro, no Auditório da CEBI, e contou com a presença de mais de 60 alunos, do 4.º ao 10.º ano de escolaridade.

Mais do que abordar as temáticas em debate na edição de 2019 do “Parlamento dos Jovens”, Ilda Araújo Novo procurou sensibilizar os alunos presentes na sessão para o importante trabalho dos Deputados, bem como explicar a organização, composição e estrutura da própria Assembleia da República. 

Há mais de 20 anos a promover a reflexão e o debate

Com mais de 20 anos de existência, o “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida a jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. 

Desenvolvido a nível nacional, constitui-se como um dos principais objetivos do Programa “Educação para a Cidadania”. Para isso, estimula-se o gosto pela participação cívica, incentiva-se à reflexão e debate, promovendo-se, em simultâneo, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.



VOLTAR