O Colégio José Álvaro Vidal associou-se, pela 11.ª vez, ao ‘Eco-Escolas’, um programa internacional, desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa trabalhar no âmbito da Educação Ambiental, da Sustentabilidade e da Cidadania.

Como habitualmente neste projeto, é nomeado um aluno por turma, desde os 5 anos até ao Ensino Secundário, num total de 35 representantes, que assumem a função de Delegado Ambiental. Estes importantes atores são os porta-vozes da turma neste programa e procuram ser os principais impulsionadores do desenvolvimento das atividades estabelecidas no Plano de Ação para o Ano Letivo.

Conselho Eco-Escolas

Todos os Delegados Ambientais têm representação no Conselho Eco-Escolas, uma reunião periódica que junta alunos, elementos da Direção do Colégio, Educadores, Professores e Auxiliares de Ação Educativa, bem como membros da Autarquia, da Junta de Freguesia e da Associação de Pais e Encarregados de Educação.

O primeiro Conselho deste Ano Letivo decorreu a 19 de janeiro, com o objetivo primeiro de desenhar e fixar um Plano de Ação de Escola a desenvolver durante os próximos meses, de acordo com orientações e metodologias deste programa.

Convidar a Comunidade Escolar a agir de forma global e contínua

Procurando envolver ainda mais estudantes no programa ‘Eco-Escolas’, desde do dia 20 de janeiro foram criadas as ‘Eco-Brigadas’ da CEBI. Em funcionamento todas as quintas-feiras, de carácter facultativo, estes momentos de reunião e partilha são destinados a alunos do 2.º e 3.º ciclos, assim como estudantes do Ensino Secundário.

A atividade semanal, dinamizada pelos Professores da ‘Equipa Eco-Escolas’, pretende ser mais um espaço de partilha de ideias relacionadas com o meio ambiente, a biodiversidade, a proteção e preservação ambiental, entre outros temas que possam fazer sentido para contribuir para a Educação Ambiental dos participantes.

Simultaneamente, nestas sessões, os alunos podem ser convidados a participar em atividades diretamente relacionadas com o programa ‘Eco-Escolas’, como por exemplo, limpeza e ornamentação de espaços escolares, pequenas plantações ou elaboração de campanhas de sensibilização.

Motivar a Comunidade Escolar para agir de forma global e contínua prol do ambiente continua a ser o principal mote da participação do Colégio neste programa.



VOLTAR