Do 5.º ao 12.º ano, os estudantes do Colégio José Álvaro Vidal (CJAV) assinalaram, a 28 de fevereiro e a 02 de março, os Dias Temáticos dos Agrupamentos de Ciências Sociais e Humanas e de Ciências e Tecnologias, respetivamente. 

Foram várias as dinâmicas promovidas no âmbito destas comemorações, que procuraram incentivar o trabalho colaborativo e reforçar o espírito de grupo, a par de permitirem a consolidação de aprendizagens curriculares e fortalecerem o Colégio da CEBI como “uma Escola de vida e de partilha”.

Paula Duarte Lopes da Universidade de Coimbra 

Para além de exposições de trabalhos e das atividades experimentais, que enriqueceram o espaço escolar e a Comunidade Educativa, destacaram-se ainda, durante os dias indicados, algumas iniciativas particulares que foram desenvolvidas em função da celebração assinalada.

Três representantes de cada turma assistiram a uma palestra dinamizada pela Professora Paula Duarte Lopes da Universidade de Coimbra, em representação do Centro de Estudos Sociais (CES), com o tema ‘ODS: Oportunidades e Ameaças’. Uma turma do 7.º ano teve oportunidade de participar num Ateliê de Arqueologia, organizado e promovido por Pedro Oliveira, Diretor do CJAV, e no espaço do Colégio decorreu ainda a tradicional Feira ‘Minerária’, aberta à comunidade escolar.

Pi: o número mais famoso da história

A 14 de março, alunos e Professores do 6.º e 7.º anos aproveitaram o ‘Dia do Pi’ para celebrar a Matemática. Para além dos diversos desafios de raciocínio lógico que foram lançados nas Redes Sociais oficiais da Fundação, durante o dia, os estudantes protagonizaram ainda a ‘construção humana’ do símbolo do Pi.

Representado por uma letra grega, o Pi é o número mais famoso da história e “tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e o sue diâmetro”. Curiosamente, “embora seja um número”, não tem um conjunto de algarismos finito. 



VOLTAR