Realçar o papel pró-ativo que as Fundações têm em benefício dos Cidadãos e das Comunidades foi o principal objetivo do Dia Europeu das Fundações e Doadores, que se assinalou a 1 de outubro em vários países da Europa. A CEBI voltou, este ano, a associar-se a estas celebrações, promovidas em Portugal pelo Centro Português de Fundações (CPF), com o intuito de dar a conhecer a suas áreas de ação e os resultados do seu trabalho.

Na CEBI foram realizadas três Sessões de Esclarecimento distintas, para públicos-alvo diversos, que incidiram sob o tema “O papel das Fundações em Portugal e na Europa no contexto da Economia Social”. Delegados e Subdelegados das turmas do 4º ao 9º ano do Colégio José Álvaro Vidal (CJAV), Colaboradores dos vários Departamentos da CEBI e Encarregados de Educação Representantes de Turma tiveram oportunidade de assistir às Sessões, conduzidas por Nuno Lopes, responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Fundação, e por Ana Maria Lima, Presidente do Conselho de Administração.

Educação pelas Artes novamente em destaque

As apresentações decorreram no Atelier Artístico do CJAV, cuja decoração aludiu ao tema, e foram antecedidas por um momento musical, protagonizado ao Piano por Pedro Silva, aluno das Classes de Instrumento da CEBI.

Na Sessão destinada Colaboradores houve lugar à realização de um breve workshop de Canto, dirigido pela Professora Diana Afonso. A ação surgiu de surpresa e teve como intuito o trabalho da voz, apresentando ao público presente uma das mais recentes Atividades de Enriquecimento Curricular do Colégio da CEBI (Canto).

Uma das maiores Fundações para o Desenvolvimento Comunitário Nacional

Geradoras de 14 milhões de empregos remunerados, as 2,8 milhões de Organizações Europeias dividem-se em diversas tipologias, de onde se podem destacar as Cooperativas, as Mutualidades e as Fundações. De acordo com dados do Relatório “The Social Economy in the European Union”, do Comité Económico e Social Europeu, datado de 2012, a Alemanha é o país da Europa com mais representatividade no Tecido Fundacional – soma quase 20 mil Fundações, enquanto que Portugal totaliza 537.

A oferta da CEBI, considerada a maior Fundações para o Desenvolvimento Comunitário em Portugal, assenta em três principais áreas de intervenção: a Educação, a Ação Social e a Saúde. Os números refletem a dimensão da Instituição: 1600 alunos integrados num Projeto Educativo Global, 30 crianças acolhidas temporariamente em situação de Emergência Social, 200 utentes em regime de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, 250 famílias apoiadas e 300 atendimentos diários na Clínica de Medicina Física e de Reabilitação.

As respostas inovadoras, a oferta integrada de serviços, a confiança dos clientes e utentes, a maturidade e a experiência adquirida distinguem o trabalho da Fundação, que pretende ser uma referência através dos seus valores e dos seus princípios, num mundo em constante mudança.



VOLTAR