Uma “Contadora de Histórias”, bibliotecária de profissão, visitou o Colégio José Álvaro Vidal e presenteou as turmas do 2.º ano com um conjunto de sessões que pretenderam estimular, ainda mais, o gosto pela leitura. 

Rute Teixeira, mãe de uma aluna da CEBI e profissional na Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa, orientou e dinamizou as sessões. Em pouco mais de uma hora com cada grupo, a narradora apresentou entre seis a sete contos e procurou sempre “não entregar nenhuma história pronta”, desenvolvendo, desta forma, a participação lúdico-criativa dos alunos que estavam a assistir. 

Exigentes, os estudantes pediam, tantas e tantas vezes, “mais”. E mais. Porque uma história levava a outra e, depois de entrarem no fantástico mundo da imaginação, dificilmente queriam sair. Rute Teixeira explica: “raramente conto uma história sentada, uso movimentos corporais e vários tons de voz para tornar a narrativa mais dinâmica”. E os alunos envolvem-se nisso. Deixam-se entusiasmar. E percebem, claramente, que “entender um livro é mais do que estar sentado a ler uma história”. É vivê-la, com gosto e determinação. 



VOLTAR