A importância da promoção de “Momentos Partilhados com a Música” foi abordada na Creche da Fundação CEBI, onde as crianças e os seus familiares puderam participar numa iniciativa de exploração de ambientes sonoros e ter contacto direto com diversos Instrumentos Musicais.

A atividade decorreu a 28 e a 30 de janeiro, juntando pequenos grupos de Encarregados de Educação e as próprias crianças de 1 ano. Dinamizada pelas Educadoras da mesma faixa etária, juntamente com o Professor de Música, Samuel Matias, as sessões pretenderam reconhecer que “todas as crianças nascem com alguma aptidão musical” que é, depois, condicionada “pelo meio ambiente” onde estas se desenvolvem e crescem. 

Com base neste prossuposto, sustentado por um livro de Edwin Gordon, influente investigador no campo da Educação Musical, as crianças de 1 ano da CEBI têm vindo a ser estimuladas para a exploração de ambientes musicais, através de tonalidades, ritmos e movimentos. Sensibilizar para a importância dessa interação foi um dos principais objetivos da primeira parte da atividade, onde as Educadoras de 1 ano dinamizaram uma conversa com os familiares presentes. Depois, a partilha ganhou destaque. Crianças, pais e Docentes foram convidados a interagir “com aquilo que ouvem”, numa exploração livre que promoveu a coordenação motora, cognitiva e linguística.

 



VOLTAR