Depois de desenvolverem um conjunto diverso de competências, de usufruírem de um grande número de experiências diferenciadoras, de desenvolverem laços de afeto e cultivarem a sua identidade, mais de 70 alunos do 9.º ano do Colégio José Álvaro Vidal (CJAV) terminaram o último ciclo escolar na Fundação CEBI. A ocasião voltou a ser celebrada em mais um Jantar de Finalistas, que este ano decorreu na Quinta do Torneiro, em Porto Salvo, Oeiras, no dia 29 de junho. 

A iniciativa, vivida “com um misto de emoção e orgulho”, assinalou o “culminar de um processo que, para muitos alunos, se iniciou com poucos meses de vida”.

Quem o relembrou foi António Castanho, Diretor do Colégio José Álvaro Vidal. Na sua intervenção, ficou um agradecimento a todos os Encarregados de Educação que confiaram, ao longo dos anos, no Projeto Educativo diferenciado da Fundação CEBI para o desenvolvimento dos seus filhos, tanto do ponto de vista da aquisição de conhecimentos, como da evolução da sua personalidade.

Prioridade: resolução de problemas, criatividade e pensamento crítico

A preparar o início de mais uma fase que comporta maiores responsabilidades, os alunos do 9.º ano prometeram continuar a ser “Escultores de Sonhos”, seguindo as suas paixões e levando consigo, sempre, a marca CEBI. Transportaram para um texto da sua autoria, os seus maiores desejos, por vezes ainda em construção, mas todos com muita vontade de fazer a diferença. A compilação de caracteres, juntamente com uma produção fotográfica individual, deu origem ao Livro de Finalistas, que todos os anos enche o coração daqueles que deixam o Colégio José Álvaro Vidal.

Durante o Jantar de Finalistas, sempre nostálgico e intenso, António Castanho fez questão de reforçar as conclusões de vários estudos internacionais sobre o mercado de trabalho: cada vez mais “as competências valorizadas serão a resolução de problemas complexos, a criatividade e o pensamento crítico”. Para o Diretor do CJAV, todos os alunos usufruíram de “muitos momentos que contribuíram para o desenvolvimento destas competências”.

O Arquiteto Fernando Moutinho, em representação do Conselho de Administração da Fundação CEBI, falou aos alunos Finalistas com entusiasmo e orgulho, reiterando as palavras de António Castanho e desejando “que o sucesso faça sempre parte das vossas vidas”. 

Na certeza de conhecer cada um dos alunos, todos tão diferentes e únicos. Na firmeza de saber de cor cada um dos seus medos, das suas forças, das suas amizades e preferências. Com a convicção orgulhosa sobre todos os ensinamentos, as despedidas ocorrem sempre com uma segurança: “contem connosco. Hoje e sempre!”.



VOLTAR