Os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos foram convidados a participar num concurso interturmas onde o objetivo era, a partir da reutilização de materiais usados, construir um Ecoponto para a reciclagem de papel e embalagens. 

A iniciativa foi dinamizada pelo Conselho Eco Escolas do Colégio José Álvaro Vidal, que tem vindo a desenvolver um importante trabalho na consciencialização ambiental junto da Comunidade Escolar. O Comité, gerido pelas Professoras Teresa Tavares e Paula Abreu, pretende encorajar, estimular e sensibilizar alunos, Professores e até Encarregados de Educação, a melhorar o seu desempenho ambiental e a gestão do espaço Escolar.

Os Ecopontos construídos, avaliados de acordo com a sua criatividade, originalidade e cumprimento do regulamento, foram posteriormente expostos nas receções dos Blocos 1 e 4.

Programa completa 21 anos em Portugal

O Programa Eco Escolas é uma iniciativa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvida em Portugal, desde 1996, pela ABAE – Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Com uma coordenação multinível, que começa internacionalmente e desenvolve-se, depois, de forma nacional, regional e de Escola, o Programa “pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido” pelos participantes, “no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”.

 



VOLTAR