O contexto atual de pandemia obriga-nos a viver sob uma constante adaptabilidade. Nas relações, nos hábitos e nas regras de convivência. A vida mudou. Para todos. Mas, em particular, mudou muito para os que vivem em contexto institucionalizado. No Centro de Recursos da Ericeira (CRE) da Fundação CEBI, a Comunidade de Inserção viu a sua liberdade muito condicionada neste período, motivada pelo bem maior de se protegerem e de serem também garantia de proteção para todos os que vivem na Instituição, nomeadamente os mais vulneráveis, que são os Idosos.

Mas a Equipa Técnica que acompanha as famílias monoparentais que integram esta Comunidade procura diariamente, e de forma pró-ativa, minimizar estas condicionantes impostas e permitir a vivência de novas experiências, mesmo que dentro de portas. Foi neste contexto que se proporcionou, no último fim de semana de julho, dias recheados de jogos, aventuras e amor. Mães e filhos acamparam no pinhal que envolve as instalações da CEBI na Ericeira, aproveitando de perto a natureza e o brilho das estrelas. Entre brincadeiras ao ar livre, mergulhos na piscina e um espírito livre e aventureiro, ouviu-se o canto dos pássaros, observaram-se as formigas e aproveitou-se o cheiro das folhas e das árvores. 

E como em todos os fins de semana de campismo, não faltou um churrasco à refeição e ainda se realizou um desejo de uma das crianças da Comunidade de Inserção. Por ter comemorado o seu aniversário em tempo de confinamento, viu-se impedido de ir ao Burguer King. Contactado pelo CRE, o restaurante da Ericeira aceitou de imediato o desafio de surpreender a Comunidade de Inserção e entregou um almoço a todas essas famílias. 

Mães e filhos tiveram mais uma oportunidade para estreitar laços, num contexto seguro e tranquilo, onde as experiências fizeram todos mais felizes. O Centro de Recursos da Ericeira agradece ao Burguer King da Ericeira a participação nesta ação!



VOLTAR