O projeto "Colo de Cultura" surgiu da necessidade de desenvolver a continuidade pedagógica com as crianças de Creche e da educação Pré-escolar em tempo de distanciamento social. Representou para o Colégio José Álvaro Vidal como que uma tripla aventura. 

Veio reforçar as nossas capacidades enquanto criadores e criativos, veio testar as nossas competências de análise para garantir propostas contextualmente adequadas e veio desafiar-nos a chegar aos nossos alunos suscitando emoções e sendo desafiantes.  

Em todos os momentos de reflexão quisemos dedicar empenho total em promover a continuidade da nossa visão de Escola, e encontrar propostas estimulantes, sabendo que o conhecimento dos alunos seria, para nós, sempre um forte aliado. Queríamos continuar a ser diversidade, inclusão, respeito, foco, qualidade, espírito crítico, em tudo o que oferecêssemos aos alunos pelo respeito infinito que lhes é merecido. 

Pesquisámos online e pesquisámos dentro de nós o que queríamos comunicar, o que deveríamos comunicar e como o deveríamos fazer tendo em consideração o nosso público. Dentro dessa pesquisa reunimos várias ideias e conceitos, criámos sistemas e processos de trabalho inspirados no conceito que temos de Educação de Infância. 

Procurámos desafiar-nos em cada nova aventura criativa. 

Dois meses passados continuamos a aperfeiçoar as nossas práticas e a olhar para cada proposta com a máxima seriedade. 

Analisamos todos os detalhes: o tema, as palavras, a linguagem, a estética, a dramaturgia, a comunicabilidade, a intencionalidade educativa, a pertinência.  

Estamos cientes de que estamos a criar um universo singular de trabalho pedagógico online. Continuamos a querer permitir que as crianças usufruam das experiências e não lhes fiquem indiferentes, que sejam para elas significativas, como estão a ser para nós.


Acompanhe todos os episódios deste projeto:

Episódio I - Ausências


 

 

Episódio II - Novas Aventuras Criativas
 

 



VOLTAR