O principal objetivo da coadjuvação ‘Linguagem Oral e Abordagem à Escrita’, promovida pelos Educadores de Infância e os Professores de 1.º ciclo do Colégio José Álvaro Vidal, é cultivar o gosto pela leitura e pela escrita. 

É desejável que a leitura e a escrita estejam ligadas a atividades com sentido para as crianças, ou seja, a comunicação. É a partir do entendimento profundo e vivenciado da funcionalidade dos atos de ler e de escrever que se promove o gosto e a motivação para o fazer.

O conhecimento das conceções infantis sobre a linguagem escrita é fundamental para perceber as formas como as crianças integram a leitura e a escrita. É importante valorizar as tentativas de leitura e de escrita, que as crianças fazem antes do ensino formal, pois é a partir dos primeiros esboços de escrita que as crianças constroem novos conhecimentos. 

Na coadjuvação de abordagem à leitura e à escrita propõe-se um conjunto de atividades assentes em estratégias desencadeadoras de leitura funcional. Pretende-se propiciar às crianças a experiência de ouvir e ler textos diversificados, que sejam do seu interesse e com os quais sintam prazer, a fim de desejarem serem elas próprias leitoras. Contos, histórias, lengalengas, trava línguas, receitas, jornais, rótulos ou sinais.

É importante criar condições na Escola para que a leitura possa ser um ato livre, voluntário, com sentido e desejado. Ler é muito mais do que decifrar, é construir o significado do escrito utilizando diversas estratégias para compreender um texto. É um processo cognitivo e não meramente preceptivo e mecânico.

As práticas de leituras ajudam os alunos a perceber quais são as propriedades da linguagem oral representadas na escrita – conceitos como frase, palavra, sílaba e fonema, que exigem um nível avançado de reflexão metalinguística, começam a surgir naturalmente.

A fim de promover a comunicação entre a Escola e a família, serão partilhadas as estratégias utilizadas através da plataforma ClassDojo. Esta é uma plataforma de comunicação escolar que os Docentes e famílias utilizam para construir comunidades unidas através da partilha do que foi lecionado, via fotografias, vídeos e mensagens. 

Conheça aqui o tutorial para iniciar a utilização da aplicação ClassDojo.

Com este projeto, pretendemos formar a ponte entre o Pré-escolar e o 1.º ciclo de modo a que a transição dos nossos alunos seja um sucesso.

 

 



VOLTAR