Respondendo às exigências constantes de um Projeto Educativo Global, o Colégio José Álvaro Vidal proporciona diariamente aos seus alunos um conjunto de Atividades de Tempos Livres (ATL) com o intuito principal de complementar o Currículo formal dos estudantes.

Desenvolvendo competências, partilhando saberes e delineando caminhos para o futuro, esta oferta é trabalhada pedagogicamente em função das características e necessidades específicas de cada aluno e em prol de uma formação que seja integral.

O Português, a Matemática, o Teatro, a Filosofia, a Música e o Desporto constituem o diversificado leque de aprendizagens não formais oferecidas, associadas à aquisição de competências básicas, num formato que assegura a utilização criativa e formativa dos tempos livres dos alunos. Disponíveis desde o Ensino Pré-escolar até ao 9º ano, as ofertas são orientadas para os interesses dos alunos e constituem-se como mais um momento de prazer e realização pessoal, bem como de “despiste” de vocações artísticas e desportivas.

Clube de Letras: Aprender “sem medo de falhar”

Neste leque de atividades encontra-se o Clube de Letras. Ana Rita Matos, Professora do 1º ciclo da CEBI, é uma das Docentes que o dinamiza, onde “não se limita de forma alguma o que os alunos criam”.

Estimular o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da inovação são alguns dos alicerces do Clube, que se realiza “num contexto lúdico e necessariamente mais descontraído do que uma aula curricular”. Esta atividade pretende-se como uma motivação extra para a aprendizagem da Língua Portuguesa, estimulando “o gosto pelas letras, pela leitura e pela escrita”. Realiza-se semanalmente junto dos alunos de 1º ciclo e é promovida por Professores que não são os Titulares da Turma – “o que acaba por ser um fator facilitador”.

No Clube das Letras, Ana Rita Matos acredita que “todos trabalham a motivação, potenciam capacidades, são criativos e aprendem a ser mais desinibidos”. As atividades dividem-se entre Jogos de Ortografia, Horas do Conto, Leituras livres na Ludoteca e momentos de Escrita Criativa – “articuladas com o Professor Titular, adaptadas às características do grupo mas sempre sem o peso da avaliação, o que acaba por fazer com que os alunos tenham uma postura muito mais disponível”. Aprendem “sem medo de falhar, envolvem-se sem medos e sem preconceitos”.



VOLTAR