Depois do arranque do Ano Escolar, onde os alunos do Colégio José Álvaro Vidal retomaram as atividades letivas presenciais, a Comunidade Educativa começa agora a regressar à normalidade possível. Apesar das novas regras e limitações em vigor, impostas em prol da segurança e do bem-estar de todos no contexto de pandemia que estamos a viver, o objetivo passa por proporcionar um Ano Letivo tão normal quanto possível, continuando a oferecer aos alunos um projeto educativo integrado, formativo e inclusivo, baseado em práticas pedagógicas ativas, participativas e incentivadoras do desenvolvimento de valores sociais, éticos e cívicos.

Neste regresso à normalidade, destaca-se a reabertura das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), que estão a funcionar com várias medidas preventivas e de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), demonstrando também uma capacidade única de adaptação. Entre elas, destacam-se as várias Classes de Instrumento, que decorrem em sessões individuais ou com um número máximo de alunos por turma e com procedimentos específicos adotados em contexto de aula.

Liudmila Vashchilina é a nova Professora de Piano

O corpo docente destas Classes foi reforçado, nomeadamente com a integração de uma nova Professora de Piano: Liudmila Vashchilina, mais conhecida por Professora Liu Vash. Junta-se assim ao variado leque de profissionais que tem como intuito contribuir para a formação integral das crianças e jovens que frequentam estas AEC.

Natural do Cazaquistão, a Professora Liudmila Vashchilina iniciou os seus estudos musicais muito cedo, tendo tido, por isso, o privilégio de trabalhar com inúmeros profissionais em diferentes locais do mundo. Estudou em Londres, Évora, Lisboa e Saratov, na Rússia, transportando um currículo vasto em experiências profissionais ao lado de músicos e artistas de renome. Ao longo da sua formação profissional participou em Master Classes com os seguintes Professores: Peter Bithell, Charles Owen, Ian Fountain, Andrzaj Jasinki, Michael Young, Richard Ormrod, Galina Egiazarova, Vladimir Viardo, Maries Van Gent, Serghei Covalenco, Sergei Vartanov, Fausto Neves, Jorge Moyano, Paulo Oliveira, Nuno Caçote, ente outros.

A integração no corpo docente da CEBI vai ser, certamente, uma mais valia para todos os alunos.



VOLTAR