Reconhecido como uma oportunidade única para conhecer a força e vitalidade do Setor Fundacional, o Dia Europeu das Fundações e Doadores (DEFD) comemora-se oficialmente a 01 de outubro entre os vários países da Europa. 

Esta celebração foi instituída em 2013 pela DAFNE - Donors and Foundations Network in Europe, uma rede informal que reúne Doadores e Associações de Fundações de toda a Europa, com o objetivo comum de partilha de conhecimentos e troca de práticas de ação. 

Em Portugal, estas comemorações são promovidas pelo Centro Português de Fundações (CPF) e pretendem realçar o papel pró-ativo que as Fundações têm em benefício dos Cidadãos e das Comunidades.

Este ano, a CEBI associa-se ao CPF pela quinta vez consecutiva, envolvendo, através da disciplina de Cidadania, todos os alunos de 2.º e 3.º ciclos numa aula sobre a importância do tecido fundacional nacional e europeu.

Esta celebração fica também marcada, a 01 de outubro, por uma sessão de leitura de poesia, onde vários alunos interpretam uma seleção de poemas da autoria de Álvaro Pina, Alexandre O'Neil, Cecília Meireles e Fernando Pessoa.

Esta Fundação tem levado a cabo, nos últimos anos, as mais variadas manifestações artísticas, palestras e atividades, com o intuito de dar a conhecer as suas áreas de ação e os resultados do seu trabalho. Todas as iniciativas podem ser consultadas no Sítio Institucional.

O desenvolvimento destas ações também se insere no princípio do Humanismo e de Responsabilidade Social, pelo qual se regem muitas das Fundações, entidades que hoje têm um importante papel enquanto atores ativos da Sociedade Civil – a promoção e desenvolvimento de causas nobres e solidárias faz parte da Missão da Fundação CEBI no âmbito do seu “apoio ao desenvolvimento efetivo da Comunidade”.



VOLTAR