Depois de um período de confinamento e após o regresso possível ao dia-a-dia no Colégio José Álvaro Vidal - Polo da Ericeira, a equipa pedagógica tem estado empenhada no desenvolvimento do projeto “Desafios na Natureza”. Com a colaboração das famílias, a iniciativa procura privilegiar o contacto diário com o ar livre e, com base em experiências concretas, diretas e reais, impulsionar momentos que estimulam a curiosidade, a criatividade, a independência, a autonomia e oferecem múltiplas oportunidades de aprendizagens aos alunos envolvidos.

A partir deste projeto, o espaço exterior do Centro de Recursos da Ericeira foi dividido em áreas distintas, com a introdução de materiais que estimulam a livre construção junto dos participantes.

Através das atividades propostas, que potenciam acima de tudo a brincadeira ao ar livre, as crianças reforçam o seu sistema imunitário, passam por diversos estímulos e desafios e tornam-se mais ativas, mais autónomas, mais autoconfiantes, mais conscientes e mais curiosas sobre o mundo que as rodeia.

Dia de Aulas ao Ar Livre foi celebrado por dezenas de crianças

No âmbito deste projeto, as crianças do Colégio José Álvaro Vidal - Polo da Ericeira associaram-se também às comemorações do Dia de Aulas ao Ar Livre, que se assinalou a 05 de novembro.

Para a equipa pedagógica, a celebração deste dia veio, em particular, reforçar o “verdadeiro e significativo poder do desenvolvimento e das aprendizagens ao ar livre”. Inspirada por Carlos Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, a equipa recorda que “é prioritário criarmos espaços desafiantes para as nossas crianças, que sejam promotores do desenvolvimento cognitivo, social e emocional”.
 



VOLTAR