No ano de 1925 foi proclamado, em Genebra, o Dia Internacional da Criança, durante a conferência mundial para o Bem-Estar da Criança, sendo esta data celebrada, desde então, em vários países no dia 1 de junho.

No Colégio José Álvaro Vidal o Dia Internacional da Criança é celebrado todos os dias nas mais variadas formas! No entanto, neste ano atípico, marcado pelo contexto da pandemia, os valores humanos e a relação interpessoal ganharam um novo reforço.

A faixa etária de 1 ano desenvolveu a atividade "Explorar Lá Fora", celebrando este dia numa "sala sem portas, sem janelas e sem paredes". A criança torna-se um pequeno explorador quando está em contato com o exterior e com a natureza. Ao observar, movimentar-se e explorar os elementos naturais aprende a sentir o que o mundo lhe oferece através de experiências significativas. Durante a atividade "Sensações Musicadas", da faixa etária dos 2 anos, os pés descalços pequeninos descobriram o espaço do recreio através de brincadeiras com areia, água, pedras, galhos… num caminho para a imaginação e criatividade.

"Paisagens Narrativas" deu vida à atividade das crianças de 3 anos, com a exploração do livro "História de um Segredo" e as faixas etárias de 4 e 5 anos realizaram experiências gastronómicas.

Já os alunos de 1.º ciclo participaram numa gincana composta por três atividades distintas (jogos lúdicos), que colocaram à prova as habilidades físicas e mentais das várias equipas participantes, terminado a tarde com um kahoot cultural.  Os alunos mais velhos, de 2.º ciclo, exploraram vários jogos tradicionais, intemporais, que estão a perder espaço na nossa sociedade, apesar da sua grande importância para a infância.

 



VOLTAR