Cátia Messias é um rosto conhecido da ginástica acrobática nacional. Já recebeu diversos galardões do município de Vila Franca de Xira e da Junta de Freguesia de Alverca e Sobralinho, fruto de um vasto palmarés como atleta de alta competição em Campeonatos da Europa, Taças do Mundo ou nos World Games, provas onde foi presença assídua. O seu percurso enquanto ginasta foi pautado por um enorme espírito de sacrifício, de resiliência, de vitórias mas, também, de alguns contratempos. As famigeradas lesões que foram aparecendo e que podiam ser desmotivadoras, foram sempre encaradas como fases de superação e de crescimento pessoal. Aos 27 anos abraçou novos desafios, iniciando uma carreira de treinadora e professora.

A exigência está no seu ADN

No seu currículo conta já com 15 anos de experiência no exercício das funções de treinadora e de professora na Fundação CEBI. Primeiro como responsável pela Atividade de Enriquecimento Curricular de Ginástica Acrobática e, a partir de 2010, assumindo a também a disciplina de Educação Física. A exigência é um lugar comum nas suas aulas. Está no seu ADN. Uma característica especialmente relevante na Ginástica Acrobática, cujas alunas competem no âmbito do Desporto Escolar e em provas da Federação Portuguesa de Ginástica (FPG). Mas o resultado dessa exigência está à vista.

Para além de várias conquistas no âmbito do Desporto Escolar nos últimos anos, em 2019, as ginastas da CEBI foram apuradas para a fase nacional do Campeonato de Ginástica Acrobática, organizado pela FPG, depois de ultrapassadas as fases concelhias e distritais que mais assiduamente alcançam. Um feito notável se pensarmos que estas alunas competem, a este nível, com clubes profissionais. Atualmente, sensivelmente 40 ginastas são treinadas por Cátia Messias na CEBI, para além das turmas curriculares de Educação Física.

Uma história com contornos de guião de Hollywood

Com seis anos, Cátia iniciou-se na ginástica rítmica transitando depois para a acrobática e nunca mais parou. Em 2001, enquanto atleta de alta competição, conseguiu para Portugal a melhor classificação de sempre em Europeus de Desportos Acrobáticos. Foram três as medalhas conquistadas para o nosso país pela dupla Cátia Messias e Raquel Narciso – uma de prata no exercício de equilíbrio e duas de bronze no exercício dinâmico e no All Around. Na altura, a dupla era treinada por Alda Silva, grávida de 9 meses da sua filha Liana Asseiceiro. Estávamos no 20.º Campeonato Europeu de Ginástica Acrobática, em Faro, e Cátia Messias ajudava Portugal a fazer história.

Em outubro deste ano (20 anos depois), em Pésaro, Itália, na 30.ª edição do Campeonato Europeu, Liana Asseiceiro, filha de Alda, foi uma das ginastas que juntamente com Filipa Henriques e Maria Gaspar se sagraram Campeãs da Europa, no exercício de equilíbrio e vice-campeãs na final “All Around”, sendo apenas ultrapassadas pelo grupo de Israel. Mas o aspeto que confere a esta história contornos de guião de Hollywood é que estas ginastas são treinadas, desde muito novas, por Cátia Messias e Alda Silva, equipa à qual se juntou, há dois anos, o treinador Mauro Policarpo. Uma verdadeira história de sucesso.

A professora da CEBI mantém o sonho de ajudar Portugal a formar ginastas e a impor-se, cada vez mais, nesta competitiva modalidade. Para isso vai contribuir um novo projeto profissional de Cátia Messias, Alda Silva, Liana Asseiceiro e Bruno Asseiceiro: Oeste Clube de Ginástica, em Arruda. Um clube profissional que promete ajudar a descobrir os novos talentos da ginástica acrobática.

Não deixe de conhecer as nossas Atividades de Enriquecimento Curricular.



VOLTAR