15 Professores de cinco países – Irlanda, Islândia, Itália, Espanha e Grécia – estiveram na Fundação CEBI, entre os dias 15 e 19 de maio, para participar no meeting português do Projeto “Learn to Play, Play to Learn”.

O Colégio José Álvaro Vidal foi o anfitrião da 3.ª Atividade de Ensino Formação e Aprendizagem deste Projeto, que está a ser desenvolvido no âmbito do Programa Erasmus+. 

A Comitiva internacional foi recebida, na manhã de 15 de maio, por Ana Maria Lima, Presidente do Conselho de Administração da CEBI, por Fernando Paulo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, e por António Castanho, Diretor do Colégio José Álvaro Vidal. O coordenador internacional do Projeto, John Weir, da Irlanda, deixou igualmente umas palavras aos presentes, referindo que era um “enorme prazer estar em Portugal e conhecer em particular o trabalho desenvolvido pela CEBI”.  

Durante uma semana, os participantes conheceram de perto as particularidades do Projeto Educativo do Colégio José Álvaro Vidal, experimentando um conjunto de atividades que, habitualmente, aí são desenvolvidas. As manifestações artísticas marcaram o programa apresentado - em diversos momentos, os participantes foram convidados a expressar-se musical e artisticamente, sendo constantemente surpreendidos pela paixão que se imprime em tudo o que se faz no Colégio.  

“Neste Colégio sentimo-nos em casa”

Para além do contacto direto com a Comunidade Escolar, que proporcionou um conjunto significativo de troca de experiências, os parceiros internacionais foram ainda conduzidos em visitas de carater cultural pelas principais atrações turísticas de Lisboa, Sintra e Cascais.  

Organizada em exclusivo por profissionais da Fundação CEBI, a semana, intensa e gratificante, veio elevar, ainda mais, o espirito de cooperação que se está a viver entre os parceiros do Projeto “Learn to Play, Play to Learn”. Quem o admitiu foi o coordenador do Programa, da Escola irlandesa, durante a avaliação final do meeting, refletindo a opinião dos restantes participantes do Encontro internacional – “o Colégio da CEBI é apaixonado pela Educação e os vossos profissionais são uma inspiração para todos”. 

Por seu turno, Juan Valiente, Professor da Escola espanhola, sublinhou que foi muito fácil sentir-se “em casa” no Colégio da CEBI, e isso é uma característica muito importante que, quanto a si, todos os Encarregados de Educação devem valorizar.

 



VOLTAR