De 8 a 11 de outubro, a Fundação CEBI participou no Greenfest, o maior evento de sustentabilidade em Portugal, que celebra anualmente o que de melhor se faz nas vertentes ambiental, social e económica do país. O Festival, que decorreu pela 8ª vez no Centro de Congressos do Estoril, é inspirado num formato norte-americano e, este ano, teve como tema a “Cidadania Ativa”. A ideia de que cada individuo tem o “poder” de contribuir e de fazer a diferença esteve sempre em destaque, relembrando que todos podem ter, com pequenas ações, a capacidade de mudar o mundo.

A participação da Fundação esteve inserida em particular na “Feira das ONG”, que decorreu em simultâneo com o Greenfest, e que se realizou pela primeira vez este ano no espaço da Feira de Artesanato do Estoril (Fiartil). A iniciativa, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a organização do Greenfest, pretendeu apresentar a atividade de mais de 150 Organizações Não Governamentais (ONG) nacionais e internacionais.

Grupos de Teatro da CEBI dinamizam espaço

Com o intuito de demonstrar a responsabilidade ambiental que a CEBI imprime aos seus Projetos e inserido no contexto geral do Greenfest, “Alice” foi o tema escolhido para a decoração do espaço da Fundação na “Feira das ONG”. O imaginário do conto de Tim Burton, “Alice in Wonderland”, já tinha sido trabalhado pela Comunidade Escolar do Colégio José Álvaro Vidal durante a Festa de Encerramento do Ano Letivo 2014/2015.

A mensagem era clara e esteve constantemente refletida nos relógios que compunham a decoração: é tempo “de informar, de agir, de mudar” e de fazer diferente, pelo ambiente, pelo mundo. Durante os quatro dias de presença na Feira, as artes performativas estiveram em destaque, nomeadamente o Teatro, onde os alunos dirigidos pelos Professores Gonçalo Quirino e Catarina Loureiro levaram a cabo animações diárias, que não deixaram os visitantes indiferentes. Também estas animações pretenderam chamar a atenção para a importância do papel de todos na construção de uma sociedade mais sustentável.

Viver e celebrar a sustentabilidade

Em paralelo com a Feira, decorreu, no Centro de Congressos do Estoril, um conjunto de iniciativas organizadas pelas empresas parceiras do Greenfest, numa oportunidade de partilha de ideias, experiências e tendências responsáveis com o público, incentivando-se assim boas práticas junto da Comunidade e apresentando exemplos concretos sobre como contribuir para um mundo cada vez mais sustentável.

No âmbito dessas iniciativas, sensivelmente 70 alunos do 9º ano do Colégio da CEBI participaram, no dia 9 de outubro, no “Programa Escolas”. Durante todo o dia, os alunos tiveram oportunidade de experimentar diversas atividades desportivas, de testar conhecimentos em vários jogos didáticos e de assistir a experiências científicas, a workshops pedagógicos e a sessões teatrais e de leitura.



VOLTAR