A UNICEF, juntamente com a EuroChild, a Save the Children, a Child Fund Alliance e a World Vision International, colaboraram com a Comissão Europeia para dar voz a crianças e jovens, entre os 11 e os 17 anos. 

O objetivo geral desta iniciativa é garantir que as crianças e jovens tenham voz no desenvolvimento e formulação da Estratégia da União Europeia sobre os seus Direitos. Esta Estratégia pretende assegurar que todas as crianças têm os seus direitos garantidos e qual é a Acão e responsabilidade dos Estados-membros na sua proteção.  A 20 de novembro, no Dia Universal dos Direitos da Criança, serão conhecidos os resultados destas reflexões, prevendo-se que as crianças possam debater algumas ideias com os executivos autárquicos recém-eleitos.

O processo consultivo baseia-se na divulgação de um questionário online e da realização de focus groups a crianças em situações de maior vulnerabilidade. Duas crianças do Colégio José Álvaro Vidal da Fundação CEBI estão entre o grupo de 10 jovens participantes dos referidos focus groups, tendo já decorrido várias sessões nos últimos meses.

15 de setembro, Dia Internacional da Democracia

No Dia Internacional da Democracia a UNICEF Portugal apresentou a iniciativa "Tenho Voto na Matéria", construída por e para crianças. Sabemos que as crianças não votam nas eleições autárquicas, mas têm algo a dizer sobre as suas Comunidades. "Tenho Voto na Matéria" pretendeu mobilizar a sociedade para a relevância das crianças serem envolvidas e de manifestar as suas opiniões e ideias.

Os resultados deste inquérito vão ser apresentados aos novos representantes eleitos nas cidades, vilas e aldeias. Os resultados vão também ser publicados no site e nas redes sociais da UNICEF Portugal. Fiquem atent@s.

Relembramos que os resultados destas consultas serão, igualmente, compilados num Relatório Final, que será divulgado junto de decisores políticos e da sociedade em geral no sentido de apelar a um compromisso político e social, de longo prazo, para com os direitos da criança.

 



VOLTAR