A Fundação CEBI participou em mais uma reunião transnacional de parceiros da Rede Ibero-americana de Fundações Comunitárias, da qual faz parte. No encontro, realizado entre os dias 5 e 7 de março em San Juan, Porto Rico, participaram 30 pessoas, 18 Fundações Comunitárias, em representação de sete países.

No primeiro dia do encontro, os membros da Rede Ibero-americana trabalharam junto com membros da iniciativa norte-americana CFLeads (que representa Fundações Comunitárias dos EUA), refletindo sobre o conceito de Justiça Social e os pontos de convergência na forma como as diversas Fundações encaram esse tema.

No segundo dia, os representantes das Fundações presentes trabalharam o conceito de “Desenvolvimento Comunitário”, definindo-o como o “conjunto de processos de transformação Social que procura melhorar as condições de vida das pessoas que habitam um determinado território,  em que essas pessoas são protagonistas do seu processo de desenvolvimento”.

Fortalecimento das Fundações Cívicas e Comunitárias

O encontro de Porto Rico foi marcado também por um momento de expansão. Foi oficializada a entrada da Fundação Comunitária de Puerto Rico (FCPR) como novo membro da Rede, passando de 23 para 24 integrantes.

A Rede Ibero-americana de Fundações Comunitárias trabalha para o desenvolvimento das Comunidades Ibero-americanas por meio do fortalecimento das Fundações Cívicas ou Comunitárias que atuam na região. É um espaço de diálogo, de intercâmbio de conhecimentos e de troca de experiências.

A Rede surgiu em fevereiro de 2013 como resultado de uma iniciativa da Fundación Bertelsmann. Em maio de 2013 a gestão da Rede foi transferida para o ICom – Instituto Comunitário Grande Florianópolis, uma Fundação Comunitária inovadora, criada em 2005 no sul do Brasil.



VOLTAR