Dentro dos objetivos do Quadro do Programa de Capacitação das Fundações associadas do Centro Português de Fundações, a CEBI participou na 28.ª Conferência Anual do EFC (European Foundation Centre), realizada entre os dias 31 maio e 2 junho em Varsóvia.

O EFC foi criado em 1989 por sete Fundações europeias, num ano que marcou o fim de uma Europa dividida entre Leste-Oeste, com o objetivo de se empenhar no desenvolvimento desta nova Europa através, designadamente, da criação de uma plataforma de colaboração, aprendizagem e intercâmbio para promover o empenho filantrópico na Europa e mais além. Desde então, a sua atividade tem sido bastante ativa e contínua.

A Conferência de 2017, um dos maiores eventos internacionais relacionado com a Filantropia, teve como tema “Coragem de retomar a solidariedade na Europa - A filantropia pode assumir a liderança?“. Contou com a presença de aproximadamente 700 participantes, provenientes das mais diversas organizações mundiais, como Fundações, ONGs, Universidades e representantes políticos.

Três dias de Conferência e 20 sessões de trabalho

Os três dias de Conferência foram estruturados em três sessões plenárias e em 20 sessões de trabalho. Nas três sessões plenárias foram abordados os temas:
- A jornada Polaca - encontrar um terreno firme de solidariedade em tempos de areias movediças;
- Revivendo e reabraçando o espirito da solidariedade.
- Construindo pontes, não muros - Contribuição da Filantropia para a Solidariedade em todo o mundo.

As 20 sessões foram segmentadas em três vertentes:
 - “Preparando a cena”: Explorando os contextos mais amplos em que a Filantropia opera; “Questões em foco”: Ampliando uma questão específica ou área temática e “Praticar e processar”: Analisando como as organizações filantrópicas fazem o seu trabalho.

Este evento permitiu que as Fundações portuguesas, integradas na Missão, estabelecessem contactos com as suas congéneres provenientes dos vários Continentes, trocassem experiências e práticas e identificassem potenciais parceiros e oportunidades de desenvolvimento de projetos comuns.

A partilha entre os intervenientes e o trabalho conjunto para encontrar soluções e alcançar uma forte comunidade e responsabilidade é, sem dúvida, o ponto de partida que nos permitirá alcançar o ponto onde queremos estar.

Construir pontes I Derrubar muros

No final dos três intensos dias de trabalhos, ficou a promessa e o comprometimento do EFC de “reunir recursos filantrópicos de base ampla e diversificada e criar um Fundo de Solidariedade para apoiar iniciativas destinadas a fortalecer os atores da sociedade civil e a salvaguardar os valores democráticos na Europa.” 

Por fim, foi ainda referido que “Iniciando esta aliança na Polónia - o berço do movimento de solidariedade pós-guerra na Europa - demonstra a capacidade da comunidade filantrópica europeia de unir forças para reforçar a solidariedade neste continente”.

Em 2018 a Conferência anual decorrerá em Bruxelas, durante 5 dias, antevendo-se jornadas de trabalho marcadas pelo já característico dinamismo destes eventos, e pelo intercâmbio e trabalho em rede entre organizações congéneres, que se tem verificado cada vez mais ativo e profícuo.



VOLTAR