Com liberdade para brincar, para dar asas à imaginação e para estimular a criatividade, algumas turmas do 1.º ciclo da CEBI associaram-se à campanha mundial “Dia de Aulas ao Ar Livre”. A iniciativa decorreu a 23 de maio e consistiu num dia inteiro de aulas lecionadas no espaço exterior do Colégio José Álvaro Vidal.

Celebrar e inspirar a aprendizagem ao ar livre foi um dos principais objetivos da campanha que, este ano, contou com mais de 68 mil crianças portuguesas inscritas.

Na CEBI, participaram na atividade as turmas do 1.º e do 2.º ano e o 3.ºB, o 3.ºC, o 3.ºD e o 4.ºD. Professores e estudantes uniram esforços para, durante um dia, ensinar e aprender conteúdos letivos fora do ambiente de Sala de Aula, na certeza de que “a natureza motiva a aprendizagem e concentração e fomenta ligações e competências”. 

Campanha apoiada pela Associação Nacional de Professores

A campanha mundial, à qual a CEBI se associou pela primeira vez este ano, surge depois de, em 2012, um pequeno número de Escolas em Londres celebrar a “aprendizagem ao ar livre”. 

Três anos mais tarde, participavam na iniciativa mais de 600 Escolas de 15 países distintos. Em 2016, o evento ganhou escala mundial e passou a ser dinamizado por diversas entidades, organizações e estabelecimentos de ensino. 
Em Portugal, “a campanha é liderada pela Associação Movimento Bloom e apoiada pelo Project Dirt, pela Associação Nacional de Professores e pela Pumpkin, enquanto digital partner”.



VOLTAR