A atual condição pandémica que estamos a viver tem tido uma forte reverberação nos mais diversos setores da sociedade e a Ajuda Alimentar também está exposta a esta situação crítica.

A alteração nos hábitos de consumo e a grande contenção no orçamento familiar provocou uma alteração na relação existente entre os doadores, os utentes, os sistemas de distribuição, organizações e intervenção comunitária.

Constata-se, por este motivo, uma redução significativa na quantidade de bens doados fora do circuito estatal de apoio alimentar. Por outro lado, o número de famílias em condição de risco de exclusão social tem vindo a aumentar. Atualmente, o Departamento de Intervenção Social e Comunitária (DISC) da Fundação CEBI apoia 216 famílias no âmbito do Banco de Géneros Alimentares.

Com o aproximar da quadra natalícia constatamos que esta situação de carência, de redução de bens doados, associada ao aumento de famílias que solicitam ajuda num contexto de pandemia, não tende a melhorar, pelo que se impõe uma renovada campanha de angariação de bens de modo a minimizar o sofrimento das famílias apoiadas pelo DISC, face à condição de grande precaridade.

A sua ajuda é preciosa! Em particular no que respeita a bens alimentares não perecíveis, como por exemplo: azeite, farinha, massas, leguminosas, arroz, óleo, açúcar, enlatados, leite ultrapasteurizado, etc.

Pode entregar os bens alimentares junto à Secretaria da Fundação ou diretamente nas instalações do DISC, situado na Rua Joaquim Sabino Faria, 42, em Alverca, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.



VOLTAR