Foram diversos e distintos os “Momentos de Partilha” que, este ano, protagonizaram as Atividades de Natal do Colégio José Álvaro Vidal. Da Creche ao 1.º ciclo, centenas de alunos assinalaram a época participando nas iniciativas propostas e “trazendo a família à Escola”, numa criação baseada, maioritariamente, no Projeto “La Città Infinita”.
Juntos, alunos e famílias, descobriram. Construíram. Edificaram. Umas vezes esboços de cidades – imaginadas, claro está – outras vezes, procurando “laços mais estreitos com a Natureza”.
1 ANO . Descoberta de movimentos e sonoridades
A exploração de sons e o enfoque nas primeiras palavras protagonizaram a atividade de Natal das crianças de 1 ano da Creche. Juntamente com pais, ou outros elementos do Agregado Familiar, assistiram a uma dinâmica preparada integralmente pelas Educadoras deste grupo etário.
Numa lógica de repetição e continuidade, bem como de descoberta de movimentos e sonoridades, as crianças tomaram contacto com palavras simples, que já compõem grande parte do seu vocabulário, observaram o seu significado e interagiram com as personagens principais da narrativa.
2 ANOS . “Um ambiente de descoberta, exploração e construção livres”
A partir de elementos naturais, as crianças de 2 anos lembraram que “os laços mais estreitos com a Natureza ensinam-nos que fazemos parte dela”, promovendo a construção e ampliação da “consciência pessoal, planetária e ecológica”.
Recebendo as famílias ao longo do Bloco Rosa, local onde, diariamente, decorrem contextos educativos, as crianças foram convidadas a usufruir de explorações livres do espaço e de materiais, previamente pensados e preparados para o efeito.
Contribuir para a promoção e enriquecimento dos afetos entre pais e filhos foi um dos principais objetivos da atividade.
3 ANOS . Zonas de leitura e de experimentação
Um momento lúdico-pedagógico, entre letras, livros e notas musicais, envolveu as crianças de 3 anos e as suas famílias, reforçando relações e laços de afeto que, certamente, “vão perdurar ao longo da vida”. A atividade decorreu no Bloco Verde, ao longo de várias sessões, onde crianças e adultos foram convidados a observar e interagir com o espaço.
Antecipadamente organizado e disposto para receber as famílias, o local foi dividido em pequenas zonas de leitura, silenciosas, que convidavam à reflexão e, também, em pequenos espaços onde foi possível experimentar alguns instrumentos musicais.
4 ANOS . Cooperativismo estimula imaginação e criatividade
“Como seria a minha Cidade Sustentável?” foi a pergunta feita às crianças de 4 anos do Pré-escolar, que desenvolveram a sua Atividade de Natal no Ateliê Artístico. O espaço foi partilhado com familiares dos alunos que, depois de assistirem a uma breve apresentação sobre o projeto da Cidade Sustentável de cada grupo, puderam transformá-lo em realidade. Como? Participando ativamente na construção. Usando, para isso, simples blocos de madeira, de diversos formatos e feitios, que, depressa, ganharam outra forma.
Casas, ciclovias, painéis solares e parques eólicos foram algumas das edificações criadas, numa atividade conjunta e cooperativa, que procurou estimular a imaginação e a criatividade.
5 ANOS E 1.º CICLO . Um Projeto único e irrepetível
Com o mesmo mote dos alunos de 4 anos, as crianças de 5 anos e os estudantes do 1.º ciclo do Colégio José Álvaro Vidal apresentaram, em seis sessões distintas, a Cidade Sustentável que, num jogo lúdico-pedagógico imaginaram conjuntamente.
Usando as linguagens universais da criatividade, e a sua perspicácia, cada grupo de participantes modelou a sua Cidade.
Sustentável, no caso, e potencialmente infinita, como definido pelo Projeto “La Città Infinita”, em que a narrativa foi inspirada. No final, em cada performance, desenvolveu-se um “Projeto único e irrepetível”, que foi ao encontro das aspirações e habilidades de todos. E de cada um.
A atividade de Natal dos alunos de 5 anos do Pré-escolar e de 1.º ciclo só ficou completa com a interpretação musical de diversas canções natalícias, conduzidas e orientadas pelos Professores de Música do Colégio José Álvaro Vidal. A exibição foi acompanhada por centenas de familiares dos estudantes, que encheram, por completo, as várias sessões que decorreram no Pavilhão Polidesportivo da CEBI.