A Interrupção Letiva do Natal foi recheada de atividades lúdico-pedagógicas para os alunos da Fundação CEBI. Para além das iniciativas internas, dinamizadas integralmente pelos Professores do Colégio José Álvaro Vidal (CJAV), vários alunos tiveram oportunidade de participar em ações promovidas por entidades externas, nomeadamente pelo Núcleo de Alverca do Museu Municipal de Vila Franca de Xira.

Todas as atividades pretenderam ir de encontro às exigências do Projeto Educativo Global do CJAV, visando a utilização criativa e formativa dos Tempos Livres dos alunos.

Programas criativos no Museu

Relembrando a Tradição, num cenário construído à medida em que a história era desvendada, os alunos do 1º ciclo participaram, a 29 de dezembro, no Programa “Vamos criar o cenário da lenda da Fonte do Choupal”. A iniciativa, dinamizada pelo Núcleo de Alverca do Museu Municipal de Vila Franca de Xira, promoveu a participação ativa do público, através da construção de um cenário em pano de fundo.

No dia seguinte, a 30 de dezembro, os alunos do Ensino Básico da CEBI tiveram oportunidade de voltar ao espaço para participarem na Oficina Educativa “O canto dos pássaros”. Durante o Atelier, cada criança “construiu e decorou um pássaro que podia voar”, enquanto ouvia uma “história do tempo em que, nas povoações rurais, rodeadas de campos cultivados, olivais e toda a diversidade de árvores, o canto dos pássaros se podia ouvir por todo o lado”.

“Vila Presépio de Portugal”

A 22 de dezembro, foi a vez dos alunos do 5º ano visitarem a “Vila Presépio de Portugal”. Na colina de Alenquer, os estudantes puderam conhecer um Presépio de figuras monumentais, que é construído anualmente desde 1968.

Mais de 20 figuras coloridas compõem um dos mais famosos “Presépios de Portugal”, algumas com mais de seis metros de altura.



VOLTAR