“Num dia de verão, ela passou por ali, mesmo ao lado dos pés de Sebastião. Uma menina tentou apanhá-la, como se apanha uma mosca. A senhora do crocodilo ficou à porta a esperar por ela, durante longos meses. Nunca viu chegar nada. Há pessoas que não souberam reconhecê-la. Alguém a encontrou no meio da chuva, um minuto ou dois, no máximo. Esse minuto bastou-lhe. Ela deslizou por baixo de uma mão, durante as férias grandes. Um ligeiro estremecimento e foi tudo, nada mais. Um senhor de idade encontrou-a dentro de um floco de neve, no frio que vinha de longe. Por um momento, voltou a sentir-se criança. Muitas crianças, ao crescerem, descobrem que ela já não está na gaveta dos brinquedos, nem na caixa de bombons. Ainda bem, pensam elas. É difícil acreditar, mas algumas pessoas tiveram muito medo dela. Essas pessoas fecharam as portas, afastaram os outros, construíram muros. Um dia, como por brincadeira, ela escondeu-se numa lágrima e encheu um homem de nostalgia. As pessoas encontraram-na nos cheiros, nos olhares. Nos braços dos outros. Outros procuram-na sem parar. Por vezes tentam consegui-la com dinheiro ou fechá-la numa caixa. Mas é impossível retê-la. Ela passa apenas. Esvoaçando como uma folha, pousa num ombro. E voa logo, desaparecendo de repente. Ela estava ali, aninhada mesmo à frente do nosso nariz. E mais uma vez, não conseguimos vê-la. Foi esta pequena coisa invisível, mas gigantesca, que alguém um dia chamou…”

Este ano, a Atividade de Encerramento de Ano Letivo 2015/2016 do Colégio José Álvaro Vidal vai juntar alunos e familiares num conjunto de ações conjuntas, preparadas pormenorizadamente a pensar em toda a Comunidade Escolar. As atividades têm início às 15h00 e terminam às 19h00, sendo que a partir dessa hora realiza-se o Espetáculo Final de Dança no Pavilhão Gimnodesportivo da CEBI – a entrada é apenas com convite.

Conheça em baixo o Programa completo da iniciativa, assim como o Mapa do Recinto. Junte-se a nós e venha viver e descobrir “Uma Gigantesca Pequena Coisa”!



VOLTAR