Num mundo em profunda e célere mudança que impacta no relacionamento do Homem com a Terra, colocando em risco a sustentabilidade e a existência de vida no planeta, urge encetar alterações sociais e a consciência individual. A evolução no âmbito do conhecimento e progresso científico tem produzido, no mundo atual, acentuadas exigências sociais que se traduzem num dos maiores desafios impostos à humanidade - manter condições para a existência de vida na Terra.

É assim imperativo dotar as novas gerações de competências para lidar de forma mais eficaz e preventiva perante os importantes desafios sociais nomeadamente a escassez dos recursos e matérias primas, alterações climáticas, entre outras medidas.

Face à crise climática e ao comprometimento da Fauna e Flora do nosso planeta, ambicionamos que as novas gerações se organizem no sentido de minimizar a pegada ecológica. É importante consciencializar para agir perante esta problemática, com compaixão pelas espécies extintas e em vias de extinção. No sentido de mobilizar os alunos do Colégio José Álvaro Vidal lançou-se um desafio, através do projeto "Edifício das Preciosidades da Vida". A cada turma foi pedido que escolhesse uma espécie ameaçada e que a estudasse refletindo sobre as causas que comprometem os seus habitats e possíveis soluções. O trabalho desenvolvido sobre as espécies será apresentado, por cada turma, na Atividade de Carnaval. O objetivo principal não é valorizar a natureza efémera do espetáculo, mas sim promover oportunidades e experiências pedagógicas que potenciem processos de aprendizagem diversificados.

 



VOLTAR