As crianças de 5 anos do Centro de Recursos da Ericeira (CRE) encontram-se a participar num ciclo de 10 workshops inseridos no Programa “Ateliê das Emoções”. Integrado no tema do Plano Anual de Atividades “Valoriz’arte”, o Projeto pretende promover competências socio-emocionais e valores universais junto dos participantes.

Dinamizado entre abril e junho deste ano, os objetivos deste ateliê passam por desenvolver, através da prevenção, um conjunto de competências, conhecimentos e atitudes relacionadas com o reconhecimento e gestão das emoções e valores, compreensão e empatia pelos outros, estabelecimento de relações positivas e a realização de escolhas éticas e construtivas, contribuindo-se assim para o reforço da autoestima das crianças.

Crescente domínio do vocabulário e gestão emocional

Com temas diversos como “Sou único e especial e os outros também”, “Conheço as emoções” e “Relaciono-me com os outros de forma positiva”, os workshops decorrem no interior e no exterior das instalações do CRE e contam com atividades lúdicas, histórias e músicas adequadas à faixa etária das crianças envolvidas. 

Cada sessão é acompanhada pela “Canção das Emoções” e contém um desafio para os pais, de forma a envolver a família no desenvolvimento das competências trabalhadas. Depois das primeiras sessões realizadas, as crianças têm manifestado um grande entusiasmo e interesse participativo pelo tema e pelas atividades propostas. Apesar do Projeto estar no início, já se verifica nas crianças um crescente domínio do vocabulário e gestão emocional.

Diminuição dos problemas emocionais e comportamentais

A investigação tem vindo a demonstrar grandes benefícios na aplicação destes programas, uma vez que o desenvolvimento harmonioso combina o aumento de competências cognitivas, sociais e emocionais, contribuindo para o sucesso e bem-estar do aluno, numa fase tão importante quanto a preparação para o 1.º ciclo. 

Os estudos mostram igualmente que o investimento na promoção das competências socio-emocionais melhora o envolvimento na Escola, assim como a capacidade de resolução de problemas, resiliência e prevenção de comportamentos de risco bem como a diminuição dos problemas emocionais e comportamentais.



VOLTAR