Promovendo a dignidade e o bem-estar no envelhecimento, os utentes do Departamento de Acolhimento e Apoio a Idosos (DAAI) da CEBI participaram, durante o mês de junho, num conjunto de atividades que procuraram ocupar, da melhor forma, os tempos livres da população sénior. 

No dia 22 de junho, seis Idosos deslocaram-se ao Parque Urbano da Quinta da Flamenga, situado em Vialonga, onde puderam passear e aproveitar a paisagem natural envolvente. A visita terminou com um pequeno piquenique, preparado, em formato surpresa, por um Voluntário do DAAI. 

Junho: o mês dos Santos Populares

Já no dia 13 de junho, a animação lúdica e sociocultural preencheu, por completo, o dia dos Idosos da CEBI.

Em alusão às comemorações do Santo António, o Núcleo Museológico de Alverca promoveu um desfile de Marchas Populares, protagonizadas pelas diversas Instituições da Freguesia que diariamente trabalham diretamente com a população sénior.

A iniciativa decorreu no espaço exterior do Núcleo, que está situado no local do antigo rossio quinhentista, atual Praça João Mantas, onde ainda se ergue o Pelourinho Manuelino.

Convívio intergeracional com crianças da Paróquia de Alverca

A importância da vivência intergeracional também não tem sido esquecida no DAAI, tendo sido desenvolvidas um conjunto de ações contínuas com as crianças que frequentam a Catequese na Paróquia de Alverca. Pelo menos uma vez por trimestre, os participantes visitam os Idosos da CEBI, promovendo tardes de convívio, serviço comunitário e longas conversas. 

Os momentos intergeracionais são geralmente acompanhados por música popular portuguesa e algumas ofertas partilhadas entre os jovens paroquianos e os utentes da Fundação.



VOLTAR