Assinalando as comemorações do tradicional Dia do Pai, as crianças de 4 anos do Colégio José Álvaro Vidal trouxeram o seu progenitor até à Fundação. Nas instalações do Bloco Azul, mais de uma centena de alunos participou na atividade “’P’ de Picasso” onde, numa clara manifestação artística partilhada a dois, pais e filhos desenharam um retrato.

A proposta passava por representarem a figura do Pai, usando os materiais que melhor se adequassem à forma de expressão – aguarelas, lápis de cor, canetas de feltro e lápis de cera dominaram as coloridas representações, que tiveram o movimento artístico do Cubismo como principal base de exploração.

Comemorado, em Portugal, oficialmente a 19 de março, o Dia do Pai festeja-se no Dia de S. José, Santo popular da Igreja Católica. A celebração tem variações de país para país, mas pretende, essencialmente, reforçar e respeitar os laços familiares mais diretos. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai a 19 de março países como Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechtenstein.

De acordo com a tradição, a instauração do Dia teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909, quando a filha de um Militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu. A festividade foi ficando conhecida por todo o país até que, em 1972, o Presidente Americano Richard Nixon oficializou a comemoração.

Uma Aula de Música com convidados muito especiais

No Centro de Recursos da Ericeira da Fundação CEBI, o Dia do Pai foi assinalado com uma Aula Aberta de Música. A atividade foi dinamizada com a colaboração do Professor Luís Pastaneira, possibilitando uma dinâmica de partilha entre pais e filhos, com o objetivo de dar a conhecer a atividade de Expressão Musical, que decorre semanalmente na Instituição.

A manhã só ficou completa depois de um pequeno Lanche, preparado pelas crianças do CRE, durante o qual decorreu uma Sessão Fotográfica.



VOLTAR