Com o objetivo de motivar para a Escrita Criativa, de incentivar para a Leitura e de desenvolver a autoestima, os alunos do 2º ciclo da CEBI participaram no Atelier “Pequenos Grandes Escritores”, dinamizado pela Editora Grafitexto. O resultado do Projeto foi apresentado no dia 21 de janeiro, em dois livros, cada um com mais de 80 histórias e 300 páginas “criadas totalmente pelos estudantes do 5º e do 6º ano”.

A Sessão de Lançamento dos Livros, que foi acompanhada por vários Professores e por dezenas de Encarregados de Educação, contou com a presença de José Carlos Completo, Formador de Escrita Criativa, Escritor, Guionista, Ator e Encenador. O autor de diversos Livros infanto-juvenis já tinha estado com os alunos do Colégio José Álvaro Vidal (CJAV) para lhes “desvendar os truques para escrever uma boa história”, numa atividade que considerou “muito gratificante” e onde o intuito foi ensinar os mais jovens a produzir – “procurei que eles percebessem como criar não só a história, mas o próprio enredo, as personagens e o fio condutor”.

Pequenos alunos, grandes escritores

A decorrer em várias Escolas dos Distritos de Lisboa e Setúbal, o Projeto Pedagógico da Grafitexto “estimulou a criatividade dos nossos alunos e foi muito enriquecedor do ponto de vista da Comunicação e da Expressão Escrita”, concordaram as Professoras de Português do CJAV – esta foi “uma atividade que em boa hora aderimos, em prol das palavras e da Leitura”.

Quatro das histórias com ‘H’ grande foram lidas aleatoriamente durante a Sessão de Lançamento dos Livros, pelos seus autores. No final, José Carlos Completo admitiu que “há pequenos alunos que podem mesmo vir a ser grandes escritores” e deixou um desafio aos Encarregados de Educação presentes na Sessão: “Não os deixem parar!”.



VOLTAR