Os dias de Interrupção Letiva no Colégio José Álvaro Vidal estão recheados de atividades lúdico-pedagógicas que vêm contribuir para a ocupação formativa dos tempos livres dos alunos.

Durante as tradicionais “Férias da Páscoa” não estão a faltar iniciativas internas e externas à CEBI, onde o objetivo é consolidar conhecimentos, complementando as Componentes Letivas de cada Ano Escolar.

Para além dos já habituais Clubes de Letras e Matemática, dinamizadas integralmente pelos Professores do Colégio da CEBI, o plano de atividades na Interrupção Letiva da Páscoa incluiu, para os alunos do 1º ciclo, diversas visitas e ações fora das instalações da Fundação. O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, o Núcleo Museológico de Alverca do Museu Municipal de Vila Franca de Xira e a Sede do Grupo de Artistas e Amigos da Arte, também em Vila Franca, foram alguns dos locais escolhidos.

Exposições interativas e workshops artísticos

Na manhã do dia 29 de março, os alunos do 1º ciclo tiveram oportunidade de conhecer a exposição “VIRAL – uma experiência contagiante” criada pelo Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em colaboração com os Museus Cité des Sciences et de l’Industrie, em Paris, e Heureka, em Helsínquia. Partindo do pressuposto que “hoje em dia tudo se pode tornar viral”, com mais de 24 módulos interativos, a visita e a interação com a exposição permite que os participantes percebam como funciona o contágio, numa experiência considerada “positiva, divertida e contagiante”.

Vários “Retratos das Mulheres de Alverca”, datados de 1915 a 1965, puderam também ser explorados pelos alunos do Ensino Básico da CEBI numa mostra fotográfica patente no Núcleo alverquense do Museu Municipal de Vila Franca de Xira. A visita guiada ao espólio teve como objetivo “homenagear as mulheres em geral” e “dar a conhecer um conjunto de fotografias que retratam as mesmas em contexto de estúdio fotográfico ou em registos do quotidiano”.

As manifestações artísticas também não ficaram esquecidas durante o período de Interrupção Letiva: os elementos do Grupo de Artistas e Amigos da Arte, situado em Vila Franca de Xira, receberam os estudantes do Colégio José Álvaro Vidal, no dia 24 de março, com quem dinamizaram um workshop de pintura.



VOLTAR