O Colégio José Álvaro Vidal (CJAV) voltou a ser convidado pela Fundação Aga Khan Portugal para participar num conjunto de momentos de reflexão, discussão e partilha em torno dos desafios para a mudança, para a liderança e para o desenvolvimento das Comunidades Educativas. 

O Colégio da CEBI foi, assim, uma das oito Escolas representadas no II Simpósio de Educação, organizado por essa Instituição, que decorreu a 17 e 18 de novembro.  A segunda edição desde momento de reflexão teve algumas particularidades, originadas e impostas pelos desafios da realidade pandémica que estamos a viver, mas contou com mais de 120 participantes num trabalho colaborativo e pluralista que combinou momentos de discussão, plenário, conferência e outras atividades interativas.

Escolas de diferentes locais do país, ligadas online, com o intuito primeiro de promover dois dias de partilhada alargada entre diversos atores das Comunidades Escolares.

Movidos pelo tema “Mudanças Societais, Transformações Educacionais. Um diálogo em construção”, o encontro juntou Escolas de diferentes locais do país, ligadas exclusivamente online, com o intuito primeiro de promover dois dias de partilha alargada entre diversos atores das Comunidades Escolares. Para garantir a representatividade necessária, do CJAV foram escolhidos como participantes membros da Direção, do Corpo Docente e das Equipas Técnicas e Assistentes, bem como alunos e membros das famílias. 

Certos da importância da “diversidade de visões, experiências, ambições e propostas”, o II Simpósio de Educação procurou envolver os participantes de forma ativa e significativa em compromissos e desafios relacionados com “a aprendizagem participada” e “a aprendizagem e liderança em tempos de pandemia”. Nos painéis de reflexão dos dois dias de encontro, destaque para a presença e contributos de Andreas Schleicher, Diretor de Educação da OCDE, e de João Costa, Secretário de Estado da Educação.



VOLTAR