Duas Farmacêuticas especialistas em Análises Clínicas e três Técnicas de Diagnóstico e Terapêutica, do Laboratório de Análises Clínicas J. Leitão Santos, estiveram no Departamento de Acolhimento e Apoio a Idosos (DAAI) da Fundação CEBI para dinamizar uma Ação de Sensibilização. A Diabetes foi a temática escolhida para a sessão, que contou com um momento informativo, onde os utentes da CEBI tiveram oportunidade de ouvir vários esclarecimentos sobre a doença crónica, e uma dimensão mais prática, onde dezenas de Idosos participaram num rastreio de diagnóstico.

A Ação decorreu no dia 25 de outubro e pretendeu, acima de tudo, compilar sinergias em prol de um objetivo comum: garantir o equilíbrio e o bem-estar dos Idosos.

Por isso mesmo, a sessão foi acompanhada de perto pelos Ajudantes de Ação Direta e pelos Auxiliares de Ação Médica do DAAI, que tiveram oportunidade de participar ativamente no rastreio promovido pelo Laboratório alverquense. Estes cuidadores são os profissionais que lidam, de forma mais próxima e constante, com os utentes do Lar da CEBI, daí a importância do seu envolvimento na Ação de Sensibilização.

20% dos Idosos da CEBI sofre da doença crónica

Assumindo-se como um “Laboratório de proximidade”, o Laboratório de Análises Clínicas J. Leitão Santos encontra-se em funcionamento, em Alverca, desde 1977. A sua missão junto da Comunidade, sempre vincada e cuidada, leva ao estabelecimento, desde sempre, de diversas parcerias com entidades locais. A Fundação CEBI foi, desde cedo, uma delas. A Ação de Sensibilização realizada no DAAI veio reforçar isso mesmo e responder ao apelo da Diretora do Lar, Matilde Gonçalves, que achou pertinente a temática proposta, uma vez que “20% dos Idosos da CEBI sofre de diabetes”.

Atualmente, o Laboratório de Análises Clínicas J. Leitão Santos mantém uma parceria com a Liga de Amigos do CEBI, onde todos os associados usufruem de 15% de desconto em todas as análises clínicas, de acordo com a tabela para particulares em vigor.



VOLTAR