A Câmara Municipal de Lisboa, a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e a Associação de Mulheres contra a Violência (AMCV) estão a dinamizar, uma vez mais, um conjunto de iniciativas que pretendem alertar para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.

As ações realizam-se durante o mês de abril, onde um conjunto de parceiros se associam às iniciativas, com o objetivo de questionar, desencadear interesse e consciencializar a Comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, do fortalecimento das famílias – no sentido de uma Parentalidade Positiva – e ainda do indispensável envolvimento Comunitário para minorar este tão grave problema que condiciona a vida das crianças, bem como todo o seu futuro.

Casa de Acolhimento da CEBI associa-se às comemorações

A Fundação CEBI assinala esta efeméride através de algumas iniciativas que o Departamento de Emergência Social (DES) vai desenvolver. Entre elas, o Departamento vai colocar um grande Laço Azul no exterior das suas instalações, desafiará os alunos do 1º ciclo do Colégio José Álvaro Vidal para uma exposição de desenhos sobre o tema (efetuados por eles e pelas suas famílias), as crianças em acolhimento no DES vão oferecer Laços Azuis aos restantes Departamentos da Fundação e, ao longo do mês, serão lembradas estas iniciativas nos meios de comunicação da CEBI.

Como disse Paulo Sérgio Pinheiro, perito das Nações Unidas: “A melhor forma de tratar o problema é impedir que aconteça”.



VOLTAR