À semelhança do que tem sido realizado nos Anos Letivos transatos, e por se considerar benéfico para toda a Comunidade Escolar continuar a sublinhar a tomada de consciência para o risco sísmico e para os procedimentos a adotar nesse contexto, o Colégio José Álvaro Vidal voltou a participar na edição anual do exercício público nacional “A Terra Treme”.

A ação decorreu às 11h05 do dia 05 de novembro e contou com a participação de cerca de 1000 alunos da CEBI, do Pré-escolar ao Ensino Secundário, acompanhados por mais de 200 adultos. Num minuto, ao ouvirem o toque contínuo da sirene, os participantes realizaram, individualmente e no sítio onde se encontravam, os três gestos de segurança pessoal que podem salvar vidas em caso de catástrofe: baixar, proteger e aguardar.

Promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, “A Terra Treme” é uma iniciativa de alerta e sensibilização sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Organizada pelo quinto ano consecutivo, a ação "procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar” nesses casos. 

O Colégio José Álvaro Vidal tem vindo a associar-se a esta iniciativa desde a sua primeira edição, contribuindo desta forma para a formação cívica dos seus alunos, nomeadamente no que diz respeito aos gestos de autoproteção em caso de catástrofe. 

De acordo com dados de 2019, participaram nesta dinâmica mais de 187 mil pessoas, entre elementos de organismos públicos e empresas, Comunidades Escolares e entidades particulares.



VOLTAR