No âmbito da disciplina de Geografia, os alunos do 9.º ano do Colégio José Álvaro Vidal receberam, no Auditório da Fundação CEBI, uma investigadora da área de Desenvolvimento do Território da Universidade Nova de Lisboa, com experiência em Relações Externas no Fundo de População das Nações Unidas. Anabela Rodrigues dinamizou duas sessões com os estudantes a 21 de outubro, procurando ir ao encontro dos conteúdos programáticos da disciplina, mas apresentando testemunhos, na primeira pessoa, fruta da sua experiência profissional. 

A temática do Desenvolvimento Humano esteve em destaque nas duas sessões, onde se procurou sensibilizar para a importância do papel dos jovens em prol de sociedades mais justas e igualitárias.

“Vocês vão lidar com muitas das principais problemáticas do mundo”, alertou a investigadora, desafiando os alunos a terem voz crítica e ativa no combate à violação dos Direitos Humanos. 

A relação entre a Geografia, as Relações Internacionais e o Desenvolvimento, bem como, a Desigualdade de Género como uma das principais barreiras ao Desenvolvimento Humano, foram outras das temáticas abordadas na sessão, onde as turmas do 9.º ano foram incentivadas a “ter consciência do que valorizam, não dando nada como garantido”. 



VOLTAR