Caros Amigos,

Num ano particularmente difícil, em que a ansiedade e a preocupação veio condicionar a vida de todos, não quisemos, no entanto, deixar de comemorar o 52.º Aniversário da Fundação, embora de modo diferente das sessões habituais. Desde o dia 21 do corrente mês que através dos nossos meios de comunicação habituais, temos vindo a relembrar alguns dos momentos de celebração dos últimos anos.

A Fundação mantém-se VIVA, apesar das dificuldades sentidas como consequência da crise pandémica, que está a assolar a Comunidade, o País e o Mundo em geral. Procuramos continuar a cumprir a nossa missão de “Apoiar o desenvolvimento efetivo da Comunidade, em especial dos seus grupos mais vulneráveis através das melhores práticas de serviço com vista à melhoria da sua qualidade de vida”. 
Asseguramos o desenvolvimento da nossa atividade com o mesmo espírito e qualidade, abrangendo todos os nossos utentes, sejam seniores, sejam alunos, sejam os mais carenciados e desprotegidos da Comunidade. 
Tal só foi possível pela forma empenhada e dedicada com que cada um dos cerca de 400 colaboradores da Fundação, tem vindo a desenvolver as suas funções com elevado espírito de humanismo. A todos saúdo e apresento, em nome da Administração, os meus sentidos agradecimentos, merecendo uma referência especial os 15 colaboradores que completaram 20 anos de serviço, cuja homenagem foi efetuada em ambiente de trabalho, mas que desejamos que num futuro próximo se possa festejar com a presença de todos.

Quero salientar, ainda, o extraordinário espírito de entrega e resistência dos colaboradores dos nossos Lares de Alverca e da Ericeira, que sacrificando o seu ambiente familiar se voluntariaram a ajustar horários de trabalho de modo a reduzir o risco de contágio dos idosos acolhidos, bem como das equipas dirigentes e equipas médicas e enfermeiros a quem deixo, por isso, um reconhecimento público muito especial.

Reinventaram-se novas formas de trabalho, em que se observou uma grande colaboração entre os diversos Departamentos, promovendo uma estreita relação entre colaboradores. Tornou-se possível, em pouco tempo, envolver muitos colaboradores na passagem de tarefas presenciais para a realização de teletrabalho. No Colégio José Álvaro Vidal deu-se prontamente início ao ensino à distância, em que se observaram excelentes resultados.
Foram elaborados, na devida altura, o Plano de Contingência e seus aditamentos, que, cumpridos com o maior rigor, tornaram possível vencer, até ao momento, as vicissitudes resultantes desta pandemia. Continuaremos atentos e preocupados com o futuro próximo, pelo que todos nos manteremos vigilantes e empenhados para enfrentar todas as contrariedades que ainda possam surgir.

A Fundação foi apoiada desde o início da pandemia por empresas, instituições e amigos através da doação de diversos tipos equipamentos de proteção, a quem reiteramos os nossos sinceros agradecimentos.
Aproveitamos também esta oportunidade para agradecer igualmente ao Centro Distrital da Segurança Social, às Câmaras Municipais de Vila Franca de Xira e de Mafra e à Delegação de Saúde Local por todos os apoios prestados desde a primeira hora.

Aos nossos utentes, e familiares, um agradecimento muito sentido pela confiança e apoio que nos têm transmitido, o que nos tem incentivado para prosseguirmos com as nossas atividades diárias com força redobrada e com a certeza de estarmos a apoiar com todo o nosso envolvimento as famílias e os indivíduos que utilizam os serviços da Fundação.

Estamos empenhados e continuaremos com a mesma força, vontade de aperfeiçoamento e de reforço da nossa identidade, em construir planos de continuidade para o apoio à Comunidade, pese embora as preocupações, atrás referidas, relativas ao momento presente, agravadas, ainda, pela limitação dos recursos disponíveis. 

Termino, dirigindo-me aos muitos amigos, colaboradores e parceiros da Fundação com a certeza de que em conjunto seremos capazes de vencer todas as vicissitudes deste momento, e sairmos mais fortes para enfrentar o futuro.

A todos um grande BEM HAJA.

Ana Maria Lima


Presidente do Conselho de Administração da Fundação CEBI



VOLTAR